Como ocultar arquivos, fotos e vídeos no Android

imagem 1 Como ocultar arquivos, fotos e vídeos no Android

Não é exagero afirmar que, hoje em dia, o celular é praticamente uma extensão do corpo do usuário ao armazenar desde dados pessoais até arquivos, fotos e vídeos privados que, obviamente, devem ser mantidos longe do alcance da população geral! Se este é o seu caso, vale a pena investir alguns minutos do seu dia para aprender como ocultar no Android qualquer arquivo de mídia privado!  Assim, você poderá respirar aliviado sempre que alguém pedir seu smartphone emprestado para fazer uma ligação ou navegar na internet!

Crie um Espaço Privado no Android

Nos aparelhos mais recentes, por exemplo, o usuário tem a opção de criar um espaço privado no Android que é acessado com uma senha numérica exclusiva ou impressão digital. O modo de configurar o espaço privado no celular varia de acordo com o fabricante, no caso do Huawei P10 basta seguir as dicas abaixo:

Imagem 2 Como ocultar arquivos, fotos e vídeos no Android

  • Abra o menu de configurações e clique em “segurança e privacidade“.
  • Deslize o dedo no menu até encontrar a opção “espaço privado“.
  • Ative o recurso e, em seguida, defina uma senha que deve ser diferente da senha de acesso principal.
  • Também é possível usar a impressão digital para desbloquear o espaço privado (se usa o mesmo recurso para desbloquear a tela, utilize um dedo diferente).
  • Depois, basta salvar neste espaço fotos, vídeos e arquivos pessoais.

Oculte álbuns da galeria do Android

Se não quiser lidar diariamente com duas senhas de acesso ou, ainda, baixar um outro aplicativo, a solução é ocultar álbuns com fotos e vídeos privados a partir da própria galeria do Android. O único requisito é ter um Android com a versão Oreo ou superior.

imagem 3 Como ocultar arquivos, fotos e vídeos no Android

  • Clique no ícone indicado por três pontos para acessar o menu de configurações.
  • Basta, então, deslizar o dedo na interface para marcar os álbuns que quer ocultar na galeria.

Use um aplicativo para ocultar arquivos pessoais

A alternativa para quem usa um Android de versão mais antiga é contar com uma ferramenta como o File Hide Expert para ocultar arquivos, fotos e vídeos privados no celular. 

imagem 4 Como ocultar arquivos, fotos e vídeos no Android

  • Baixe File Hide Expert no Android.
  • Abra o app e clique no ícone da pasta para iniciar o processo.
  • Selecione com um simples toque todos os arquivos que quer ocultar.
  • Volte para a página inicial do app e clique em “hide all” para ocultá-los.
  • Se quiser desfazer a ação, basta clicar em “restore all“.
  • Para finalizar, vá até o menu de configurações para definir uma senha de acesso.
Conhece um outro método ou aplicativo para ocultar arquivos, fotos e vídeos no Android? Compartilhe conosco a sua experiência, deixando um comentário logo a seguir!
  1. File Hide Expert

    File Hide Expert

    Com esta eficiente ferramenta, você consegue ocultar arquivos, fotos e vídeos privados para mantê-los longe do alcance de bisbilhoteiros. App Grátis.

Como transferir as imagens do Google Fotos para o iCloud
Como transferir as imagens do Google Fotos para o iCloud

Para você que mantém suas imagens no Google Fotos e quer transferi-las para o iCloud e não sabe como, criamos um tutorial explicando como executar essa tarefa. É muito comum usuários de um sistema operacional despertarem o interesse em migrar para outra plataforma ou até mesm…

Como Baixar Vídeos do Telegram no Android
Como Baixar Vídeos do Telegram no Android

Para você que costuma receber diversos vídeos no Telegram e ainda não sabe como baixá-los, continue nesse artigo e confira o tutorial que preparamos. Quem utiliza com frequência aplicativos de mensagens instantâneas sabe que estes apps já não são apenas plataformas de bate-pa…

Como salvar o áudio do WhatsApp no ​​Android
Como salvar o áudio do WhatsApp no ​​Android

Quer saber como baixar o áudio do WhatsApp no Android? Fique neste artigo e confira nosso tutorial. Muitas vezes precisamos guardar um áudio importante que recebemos no WhatsApp, mas deixamos apenas nos arquivos do aplicativo por não saber como baixá-los para o smartphone. Qu…

Como salvar fotos do WhatsApp na galeria do Android
Como salvar fotos do WhatsApp na galeria do Android

Recebeu aquela foto bacana no WhatsApp e ainda não sabe como guardar na galeria do Android? Fique tranquilo! Neste artigo mostraremos como realizar esta tarefa. O WhatsApp se tornou a forma mais popular de enviar vídeos e fotos para nossos contatos, mas, o que muitos não sabe…

Como extrair o arquivo APK de qualquer app instalado no Android
Como extrair o arquivo APK de qualquer app instalado no Android

Quando baixados através do Google Play, os aplicativos são instalados sem que o usuário tenha acesso ao APK (Android Package), que é o arquivo que armazena todas as informações necessárias para instalar e executar um aplicativo no Android. Felizmente, os métodos para extrair …