Saiba como remover ou desabilitar apps pré-instalados no Android

nobloats

Basta conferir rapidamente a lista de aplicativos pré-instalados no Android para perceber que muitos deles são inúteis e, o pior, acabam ocupando um precioso espaço na memória e comprometendo a performance do aparelho. Neste tutorial, você vai aprender como desabilitar ou remover qualquer um desses apps, também conhecidos como “bloatware”.

 O que é “bloatware”?

“Bloatware” nada mais é que um software repleto de funções que, muitas vezes, são lentos e ineficientes. Frequentemente, o “bloatware” é um software comercial pré-instalado pelo fabricante do smartphone que, mesmo quando são úteis, acabam consumindo memória e outros recursos do aparelho.

A maioria dos usuários nem sabe da existência desses aplicativos e, se você é um deles, saiba que é possível removê-los sem problemas.

Como desabilitar apps “bloatware”?

Muitos aplicativos inativos continuam a consumir recursos do dispositivo móvel, por isso, vale a pena desabilitá-los para que não funcionem em segundo plano. As versões 4.0 ou superior do Android já oferecem opções para isso.

Basta acessar o menu de configurações e clicar em “apps/applications” para visualizar a lista de aplicativos instalados no seu Android.

Ao clicar nos aplicativos é possível checar que alguns oferecem a opção para desinstalar, outros para desabilitar. Existem ainda apps que não podem ser desinstalados ou desabilitados, no caso, são softwares fundamentais que garantem o bom funcionamento do smartphone.

No momento de desabilitar alguns apps, o usuário pode ser advertido se a ação vai ou não prejudicar o sistema. Não esqueça que, se mudar de ideia, é sempre possível habilitar o aplicativo.

Como remover ou desabilitar apps pré-instalados da Samsung? 

removerappssamsung

Nos dispositivos Samsung, o processo para remover ou desabilitar aplicativos é bem simples.

Acesse a pasta de apps e, em seguida, pressione o aplicativo até abrir uma janela que vai permitir desabilitar ou remover o app.

O aplicativo desabilitado não funcionará mais em segundo plano e nem será atualizado, acabando com o consumo desnecessário de bateria.

Como desinstalar apps pré-instalados de fábrica?

A única solução para remover de vez os aplicativos pré-instalados de fábrica é fazer um rooting no Android. No entanto, é importante ressaltar que o processo anula imediatamente a garantia de fábrica do aparelho e pode também prejudicar o funcionamento de alguns aplicativos.

Se mesmo assim quiser seguir adiante, confira o passo a passo aqui!

Como desabilitar ou desinstalar um app padrão do Google?

Alguns usuários preferem substituir os aplicativos do Google por alternativas mais interessantes. Se este é o seu caso, confira a lista de apps do Google que podem ser removidos com segurança do seu Android: Browser, Downloads, E-mail, Gallery, Camera, SMS/MMS, Sound Recorder, Voice Dialer e Video Studio.

Já pensou em remover apps pré-instalados no seu Android? Compartilhe conosco a sua experiência, deixando um comentário logo abaixo!

Como limpar as sugestões de pesquisas do Instagram
Como limpar as sugestões de pesquisas do Instagram

Elimine o histórico recente de buscas do seu Instagram com apenas alguns toques, seguindo o tutorial que preparamos. Criado como uma rede social para compartilhamento de fotos com filtros criativos, nostálgicos e envolventes, o Instagram evoluiu a ponto de ser uma das maiores…

Como saber se alguém te stalkeia no Instagram
Como saber se alguém te stalkeia no Instagram

Para aqueles que querem saber quem anda vigiando seus passos no Insta, confira neste artigo o que pode ser feito para obter essas informações. O Instagram é uma plataforma de mídia social que chegou e mudou completamente a maneira como compartilhamos momentos e nos conectamos…

Como baixar mensagens de voz no Telegram
Como baixar mensagens de voz no Telegram

Aprenda tudo sobre como baixar e salvar as mensagens de voz mais importantes no seu Telegram com o tutorial que preparamoos. O Telegram é um dos mais populares e versáteis aplicativos de mensagens instantâneas da atualidade, com mais de 42 milhões de usuários somente no Brasi…

Como adicionar botões de ação no seu Instagram
Como adicionar botões de ação no seu Instagram

Torne seu Instagram uma página mais completa utilizando botões de ação fáceis e práticos de usar. Criado como uma rede voltada ao compartilhamento de fotos e momentos marcantes da vida, o Instagram não para de evoluir e se atualizar de acordo com as demandas e tendências que …

Como mandar mensagens para múltiplos contatos no WhatsApp
Como mandar mensagens para múltiplos contatos no WhatsApp

Aprenda a mandar uma mesma mensagem para vários amigos do WhatsApp ao mesmo tempo com o tutorial que preparamos. Dispensando apresentações, o WhatsApp é um dos maiores aplicativos de mensagens instantâneas da internet, acumulando mais de dois bilhões de usuários no mundo inte…