Como liberar mais espaço na memória do smartphone ou tablet Android

Pode demorar, mas um dia você vai receber uma notificação informando que tal aplicativo ou jogo não pode ser instalado por não ter espaço suficiente na memória do Android! Quando isso acontecer, não entre em pânico! Basta checar o tutorial abaixo para liberar um precioso espaço no seu smartphone ou tablet!

freestorage

1.Cartão SD

A forma mais fácil de ganhar espaço no Android é através do cartão SD.

Antes de comprar um cartão, no entanto, verifique quais são compatíveis com seu dispositivo Android. Alguns aparelhos, por exemplo, só aceitam até 32 GB de memória, enquanto outros, mais modernos,  suportam até 128 GB.

Depois é só salvar fotos, vídeos e outros arquivos diretamente no cartão SD. Para isso, é possível contar com o aplicativo AppMgr III, capaz de armazenar arquivos em lotes no cartão.

2.  Excluir arquivos, aplicativos e limpar o cache.

Às vezes você não precisa de mais espaço, apenas saber como gerenciar melhor o que já está instalado no Android.

O primeiro passo é verificar quais aplicativos e jogos não usa mais para desinstalá-los, mesmo os pagos já que eles poderão ser baixados novamente em qualquer dispositivo conectado ao Google Play sempre que quiser.

A segunda etapa é limpar o cache, um tipo de depósito virtual que com o passar do tempo acaba ocupando um bom espaço da memória. Para isso, acesse o menu de configurações, clique em “gerenciador de aplicacões” e, em cada aplicativo instalado, selecione “limpar cache”. A ação não vai desinstalar nenhum arquivo importante. 

3. Armazenar arquivos na nuvem

Outra boa opção é armazenar arquivos na nuvem, usando aplicativos como o Dropbox. Depois de baixar o app, fazer o login e salvar fotos, vídeos e documentos online, basta excluí-los do smartphone ou tablet. O único problema é que para acessá-los, você vai precisar estar conectado à internet.

Para arquivos de áudio, a solução é usar o Spotify que dá acesso a milhares de música.

O que está esperando? Comece agora mesmo a limpar seu Android!

  1. AppMgr III (App 2 SD)

    AppMgr III (App 2 SD)

    Uma ferramenta perfeita para gerenciar os aplicativos em lotes: desinstalar, mover para a memória externa ou interna, limpar o cache e esconder aplicativos. App Grátis.

  2. Dropbox

    Dropbox

    Um serviço gratuito que permite armazenar fotos, documentos e vídeos na nuvem. App Grátis.

  3. [adsense]

 

 

Como extrair o arquivo APK de qualquer app instalado no Android
Como extrair o arquivo APK de qualquer app instalado no Android

Quando baixados através do Google Play, os aplicativos são instalados sem que o usuário tenha acesso ao APK (Android Package), que é o arquivo que armazena todas as informações necessárias para instalar e executar um aplicativo no Android. Felizmente, os métodos para extrair …

Como mover as fotos salvas no Android para o cartão de memória
Como mover as fotos salvas no Android para o cartão de memória

Com um smartphone na mão, muita gente não resiste e aproveita para tirar fotos e selfies em vários momentos do dia. Nesses casos, o cartão SD pode ser a solução para salvar imagens, sem comprometer o armazenamento interno do Android. O cartão microSD é aceito pela maioria dos…

WhatsApp: como encontrar as mensagens de voz no Android
WhatsApp: como encontrar as mensagens de voz no Android

Quem utiliza o WhatsApp provavelmente envia e recebe mensagens de voz através do mensageiro e pode ter dificuldade para localizar um áudio específico em uma conversa longa. Neste post, mostramos como acessar esse tipo de arquivo rapidamente no Android. Os arquivos de mídia do…