Uber, o aplicativo avaliado em 17 bilhões de dólares supera o Airbnb, Dropbox e Pinterest
O Uber logo após receber um importante investimento do Google, foi avaliado em 17 bilhões de dólares e passou a ser o empreendimento mais valioso do mundo, superando líderes como Airbnb, Dropbox e Pinterest.
Mas afinal de contas o que é o Uber? Trata-se de um aplicativo de transporte que promove o contacto entre pessoas que desejam viajar com motoristas anônimos, não profissionais dispostos a fazer trajetos em uma determinada cidade, em troca de una tarifa bem em conta fixada pela empresa Uber.
O aplicativo se tornou uma sensação devido a enorme demanda do público, mas também gerou diversas polêmicas. As tarifas do Uber são mais baratas que qualquer corrida de táxi, e por isso o sistema não é visto com bons olhos pelas empresas de transporte e taxistas, que acusam o Uber de “concorrência ilícita e desleal”.
O fato é que outros aplicativos inovadores também enfrentaram esse tipo de resistência de empresas tradicionais. Em alguns países, aplicativos como Easy Taxi, que permite o contato direto entre taxistas e passageiros, sem empresas intermediaras, também levantaram polêmicas, mas se mantiveram firmes no mercado. A verdade é que a tecnologia e internet associadas à falta de uma lei que reguladora, abrem brechas para que serviços deste tipo se estabeleçam e a enorme demanda do público deste tipo de apps se encarrega do resto…
O Uber já opera em 128 cidades de 40 países, e existem fortes especulações que essa nova onda poderia substituir e até mesmo superar os táxis e outros meios de transporte urbano, daí o valor bilionário que o Uber atingiu em tão pouco tempo de vida.
Fonte: https://www.statista.com/chart/1967/startups-valued-at-one-billion-or-more/