Saiba como identificar um smartphone falso
Todo mundo gosta de um bom desconto, especialmente na hora de comprar um smartphone de última geração! No entanto, na ânsia de fazer um bom negócio, acabamos comprando gato por lebre, ou seja, um Android falsificado! O tutorial abaixo traz algumas dicas de como identificar se um dispositivo é legítimo ou não.
A tarefa, no entanto, não é tão simples já que os falsificadores conseguem reproduzir com perfeição o aparelho falso. Se possível, sempre compre o produto num revendedor autorizado, que vai garantir a autenticidade do smartphone. No entanto, com a popularidade das lojas online e de sites como eBay e Mercado Livre, a solução é dobrar a atenção e conferir cada detalhe do produto.
Conheça o smartphone
É importante pesquisar um pouco antes de comprar um novo smartphone, por exemplo, conferir o fabricante, o número específico do modelo, as cores disponíveis, as funções, o tipo de software e hardware e a garantia oferecida pelo produto. Todas essas informações podem ser conferidas no site oficial do fabricante ou através de um revendedor autorizado. Com essas informações também será mais fácil identificar um aparelho falso.
Aparência
À primeira vista o celular pode parecer idêntico ao modelo original. Mas com uma análise mais minuciosa é possível identificar algumas diferenças entre o dispositivo falso e verdadeiro: a cor, a localização dos botões, o tamanho, a grafia correta do nome da marca etc. Caso tenha a oportunidade de conferir o produto pessoalmente, não deixe de checar o peso, o tamanho da tela, a bateria, a qualidade do acabamento, as funções etc.
Funções
Os aparelhos falsos muitas vezes oferecem funções diferentes em relação aos modelos originais, por exemplo, cartões “dual SIM”, TV analógica etc. Por isso, na hora de comprar, compare o número do modelo e as especificações técnicas do telefone original com as do aparelho que pretende comprar. Lembre-se que os telefones falsificados muitas vezes dizem oferecer funções que não estão disponíveis (câmera de 8 megapixel, GPS), diferentes opções de cores, capacidade de memória, qualidade da tela, sistema operacional etc.
Funcionalidade
Os falsificadores usam material de segunda categoria e, geralmente, sistemas operacionais pirateados que, apesar de oferecerem a mesma funcionalidade que os celulares autênticos, processam de uma forma mais lenta. No caso de comprar um telefone falso, você vai perceber isso assim que ligar o aparelho: lentidão, sistema operacional com poucas funções e não compatibilidade com softwares e aplicativos afiliados.
Disponibilidade
Geralmente, quando o modelo original está esgotado, os celulares falsos tomam conta do mercado, especialmente em lojas online e sites de leilão. Por isso, fique atento!
Número IMEI
Todo smartphone autêntico vem com um número de série, conhecido como International Mobile Equipament Identity (IMEI). Esse número é usado para verificar a legitimidade do telefone e, geralmente, os modelos falsificados não têm IMEI ou usam um número falso.
Para verificar o número IMEI, confira a caixa do produto, a bateria ou simples pressione *06 no telefone. Se não puder conferir pessoalmente o IMEI, peça para vendedor lhe passar o número. Para checar a veracidade do IMEI, fabricante e modelo do smartphone, clique aqui.