Como incrementar a performance do Android novamente?
A história é sempre a mesma, depois de um início surpreendente seu Android começa a ficar lento… Um ano depois, você já nem reconhece o aparelho, que demora para realizar até mesmo funções básicas como mudar de tela e abrir um aplicativo. Mas nem tudo está perdido, basta conferir as dicas abaixo para saber como incrementar a performance do seu smartphone ou tablet.
Exclua aplicativos obsoletos e sem utilidade
É muito comum baixar, testar e, depois de algum tempo, esquecer de alguns aplicativos que, muitas vezes, continuam funcionando em segundo plano e consumindo os recursos do Android. A solução é dar uma geral na casa, para isso, acesse “settings”, “app manager” e, então, confira todos apps baixados no dispositivo, e comece a desinstalar todos aqueles que não tem mais utilidade clicando na opção “uninstall”.
Limpe o espaço de armazenamento
Chegou a hora de checar a “galeria”, “lixo” e outras “pastas” do Android para excluir fotos, vídeos e documentos sem utilidade. Não esqueça de conferir a pasta de imagens de mensageiros como o WhatsApp. Depois, acesse “settings”, “storage”, “miscellaneous files” e selecione tudo aquilo que quer excluir definitivamente. Lembre-se, se não souber para que serve um determinado arquivo não o exclua.
Exclua os caches
Além de ocupar um espaço desnecessário, o cache pode causar bugs em alguns apps. Por isso, às vezes, é importante limpá-los do Android. O processo é simples: clique em “settings”, “storage” e “cached data”. Depois exclua, sem medo, todos os caches!
Formate o cartão SD
Acredite ou não, mas um cartão SD mal formatado pode deixar seu smartphone mais lento. A solução, então, é fazer um backup do cartão para formatá-lo. Para isso, desligue o aparelho, tire o cartão SD e conecte-o ao computador, que levará alguns segundos para identificá-lo.
Crie uma pasta no computador para armazenar os arquivos do cartão, não esqueça de nomeá-lo. Através do gerenciador de arquivos do computador copie tudo o que estiver salvo no cartão SD e cole na pasta que acabou de criar.
Retire o cartão do computador para inseri-lo novamente no smartphone. O próximo passo é formatar o cartão SD, excluindo todos os dados armazenados nele. Desligue o dispositivo móvel mais uma vez, retire o cartão e conecte-o ao computador para copiar apenas os arquivos realmente úteis. Depois, basta inserir o cartão novamente no Android.
Nada funcionou? Então, o jeito é voltar para a configuração de fábrica!
A situação é menos que ideal, mas às vezes a configuração de fábrica é a única saída para incrementar a performance do Android. Isso significa que o dispositivo móvel vai voltar a ter as mesmas características de quando você o comprou. Com exceção de algumas atualizações, apps, mensagens e outros arquivos que não foram salvos na nuvem serão perdidos para sempre!
Mas, cá entre nós, se for para deixar seu Android rápido novamente a ação realmente merece ser considerada. Afinal, não vai demorar muito para você encher seu telefone com novos arquivos e aplicativos, mas, desta vez, numa interface mais ágil!