Conheça os golpes mais comuns que afetam usuários Android
Os golpistas, infelizmente, estão ficando cada vez mais criativos na hora de driblar a segurança do dispositivo móvel para roubar informações pessoais e financeiras. Para não ser a próxima vítima, basta checar a seguir os golpes mais comuns usados para enganar usuários de smartphones e tablets Android.
1. Mensagens fraudulentas (“Phishing Scams”)
Você já deve ter escutado falar em “Phishing Scams”, que é um artifício usado pelos golpistas para enganar uma pessoa e fazê-la realizar uma ação.
No caso, o golpista se faz passar por um gerente de banco, seguradora ou até mesmo funcionário do governo. Num primeiro momento, ele tenta ganhar a confiança do usuário e, em seguida, solicita informações pessoais como número do RG, CPF, conta de banco, senhas etc.
Para não cair nesse golpe sempre suspeite de qualquer mensagem exigindo dados pessoais e não pense duas vezes antes de ligar para o banco, seguradora ou empresa citada para confirmar a procedência do e-mail ou torpedo.
2. Aplicativos falsos
O crime virtual é mais comum do que imagina: o golpista cria um malware praticamente igual ao aplicativo original para roubar informações pessoais, financeiras e, ainda, rastrear e se comunicar com os contatos das vítimas.
Esses malwares não são apenas APKs, mas apps que podem ser baixados inclusive no Google Play.
Para evitar esse tipo de golpe, baixe somente APKs de sites confiáveis e, ao navegar pelo Google Play, verifique o desenvolvedor do app e desconfie de qualquer opção anunciada como “versão exclusiva” de um app famoso. E, o mais importante, apenas aceite atualizações oferecidas pela versão oficial do aplicativo.
3. Suporte técnico
Esse golpe existe desde o final dos anos 90 e, hoje, vai além dos desktops e laptops, abrangendo também smartphones e tablets.
Neste caso, o golpista se faz passar por um técnico de um fabricante ou de um provedor de serviços. Ele liga para a vítima para informá-la que o dispositivo móvel foi infectado por um vírus e, em seguida, se oferece para ajudá-la a resolver o problema mediante a um pagamento adiantado (via cartão de crédito, por exemplo).
Para se proteger, duvide de qualquer pessoa que ligar para você oferecendo ajuda e contate imediatamente a respectiva empresa para confirmar a legitimidade da chamada.
4. Assistência técnica
Acredite, nem todas as lojas de assistência técnica do Android são verdadeiras. Algumas delas são administradas por golpistas que podem roubar dados armazenados no dispositivo móvel.
Por isso, se precisar consertar seu smartphone ou tablet certifique-se de levar o aparelho a uma loja autorizada e de excluir qualquer informação pessoal ou financeira da memória ou do software do Android, já que esses lugares também não estão livres de funcionários golpistas.