O que é “rooting” e como fazer “root” no Android
Você já deve ter escutado diversas vezes a expressão “fazer root” ou “rootear” o Android. Mas o que isso realmente significa?
Rooting nada mais é que dar ao usuário acesso irrestrito ao sistema operacional Android, permitindo a ele personalizar o dispositivo da forma como quiser e, ainda, instalar aplicativos “proibidos” pelo Google.
Vale a pena “rootear” o Android?
A possibilidade de ganhar direitos de “superusuário” é tentadora, mas é importante ressaltar que o usuário corre alguns riscos, por exemplo, perder a garantia do smartphone e prejudicar o sistema de segurança do celular, tornando-o mais vulnerável a malwares e vírus.
Por outro lado, caso o usuário seja cuidadoso, o “rooting” pode oferecer mais benefícios que malefícios. Além de poder personalizar o Android como bem entender, o usuário pode instalar qualquer aplicativo, aceitar ou negar manualmente permissões dos apps, bloquear completamente os anúncios, usar o aparelho como um Wi-Fi Hotspot e muito mais.
Agora que você avaliou os prós e os contras, chegou a hora de “rootear” seu Android. Para isso, basta checar o tutorial seguinte.
Etapa 1: Prepare o Android para o “rooting”
- Faça backup de tudo o que é importante.
- Confira se a bateria do smartphone está totalmente carregada.
- Ative o USB Debugging e também o OEM Unlocking. Para isso, siga os seguintes passos: clique em “About Phone“ e, em seguida, toque em “Build Number” sete vezes até aparecer a opção “Developer Options” aparecer em “Settings”. Em seguida, toque na tecla “Back” para acessar “Developer Options” e, posteriormente, capacitar o USB Debugging e o OEM Unlocking.
Etapa 2: Desbloqueie o carregador de boot
O carregador de boot funciona como uma garantia de restauração do dispositivo móvel. Para desbloqueá-lo, o usuário precisa checar online o procedimento indicado pelo fabricante do smartphone que será “rooteado”.
Etapa 3: Selecione um programa para fazer “root”
Existem vários programas que podem ser usados para “rootear” o Android. No caso, selecionamos Kingo Root que pode ser usado no Windows ou diretamente no dispositivo Android.
O primeiro passo é checar aqui se o seu aparelho é compatível com o Kingo. Depois, basta baixar o programa no seu Windows (Kingo Android Root for Windows) ou dispositivo móvel (Kingo Android Root APK).
Se selecionou o método através do Windows, certifique-se de ativar o USB Debugging.
O passo seguinte é rodar o programa no PC e, em seguida, conectar o Android ao computador via USB.
O programa, que deve detectar automaticamente o dispositivo Android, vai perguntar se você quer “rootear” o aparelho. Selecione “root” e seja paciente, porque o processo deve demorar um pouco. Se o “rooting”for um sucesso, você visualizará uma mensagem com os dizeres “Root Successfully”.
Achou moleza? Se usar outro programa para o “rooting” não esqueça de partilhar a informação conosco!