Como saber se alguém está espionando o seu WhatsApp
Confira nossas dicas para descobrir e se prevenir contra possíveis espiões.
O WhatsApp é considerado uma das maiores referências quando falamos em aplicativos de envio e recebimento de mensagens. Além dos seus recursos disponíveis, existem também uma série de funções extras como conversas em grupo, vídeo-chamadas, etc., por isso, redobrar os cuidados é imprescindível para evitar que espiões consigam ter acesso às conversas.
Para quem deseja saber se existe algum espião no WhatsApp é necessário ficar atento a alguns comportamentos incomuns do aplicativo em seu Android, tais como:
- Execução em segundo plano;
- Sessões abertas do WhatsApp sem tê-lo iniciado;
- O aplicativo se desconectando do Android sem ter solicitado;
- Bateria do celular durando menos do que de costume.
As formas mais comuns que pessoas mal intencionadas utilizam para invadir as contas no WhatsApp são através de computadores, apps espiões, abrir o WhatsApp em aparelhos que não são os nossos, cliques em links maliciosos e até mesmo solicitação de códigos que permitem o acesso de modo remoto.
- Em computadores de outras pessoas ou até mesmo os nossos, podem conter spywares, gravadores de senhas e telas ou até mesmo vírus, poderão acessar as conversas e arquivos. O recomendado é sempre verificar se o computador está conectado à uma rede segura, fazer varredura com um bom antivírus, além de se certificar que todas as senhas utilizadas foram devidamente apagadas ao encerrar a sessão.
- Instalar spyware no telefone sem que o dono do aparelho perceba é outra forma de invasão de privacidade comum, dessa forma, a tela do WhatsApp pode ser visualizada por um invasor sem que o dono da conta saiba. Se seu celular foi usado por terceiros, verifique se algo foi instalado sem a sua autorização e faça uma varredura para saber se existe algum app malicioso instalado no aparelho.
- Acessando o app através do aparelho de outra pessoa. Evite! Porém, se for necessário, cuidado com senhas, fotos e informações pessoais, caso note algo estranho na sua conta, altere suas senhas e se for necessário, restaure as configurações do seu dispositivo.
- Também é possível com um código de acesso. Quando algum desconhecido solicita um código, que por algum motivo estranho foi enviado para o seu número, esse código de acesso poderá dar a autorização necessária para que entrem na conta do WhatsApp, acessando configurações e informações pessoais. Não envie códigos de segurança e de acesso para outras pessoas.
- Nunca abra links duvidosos. Muitos apps maliciosos e spywares se infiltram no WhatsApp disfarçados em links que recebemos como promessas de ganhos na internet, exploração da fé das pessoas ou até mesmo informações falsas sobre o usuário. Esses links, podem colocar em risco todas as suas informações, não só com relação ao WhatsApp, mas sim de todos os seus dados armazenados no celular.
Com a grande quantidade de recursos e funções do WhatsApp, se cercar de cuidados é essencial para diminuir os riscos de invasão de privacidade, por isso, reforçamos que, sempre checar as fontes das informações recebidas em algum site de confiança antes de acessar qualquer link, utilize dos apps de segurança para verificar se existem apps maliciosos instalados em seu Android, não acesse links desconhecidos e não forneça códigos de verificação ou acesso para terceiros.
Curtiu esse post? Confira este aqui também e saiba como garantir sua privacidade e segurança!
WhatsApp Messenger
O WhatsApp é um aplicativo de comunicação completo e gratuito que permite bater papo, enviar vídeos, imagens e notas de áudio aos contatos, inclusive para números internacionais, sem cobranças de tarifas extras.