Como usar o aplicativo Signal no Android
Concorrente direto do WhatsApp e Telegram, o Signal é um aplicativo conhecido por oferecer privacidade máxima aos usuários. Para obter mais informações sobre este mensageiro gratuito e de código aberto, continue lendo este post.
Origem do Signal
Em 2010, a Whisper Systems lançou os aplicativos TextSecure e RedPhone, que permitiam enviar mensagens e fazer chamadas de voz criptografadas, respectivamente. Quando a empresa foi adquirida pelo Twitter em 2011, os apps permaneceram disponíveis como softwares gratuitos e de código aberto.
Após deixar o Twitter em 2013, Moxie Marlinspike retomou os projetos deixados pela empresa que ajudou a fundar e, no ano seguinte, a startup Open Whisper Systems também criada por ele anunciou a fusão dos dois aplicativos no mensageiro chamado de Signal.
Ainda em 2015, o Signal ganhou certa visibilidade quando Edward Snowden declarou utilizá-lo para se comunicar diariamente. No Brasil, o mensageiro privado caiu nas graças de alguns políticos e procuradores da Lava Jato após vazamento de conversas no Telegram em 2019.
Atualmente, o Signal é mantido pela Signal Foundation, uma organização sem fins lucrativos criada em 2018 por Marlinspike em parceria com o co-fundador do WhatsApp Brian Acton para dar continuidade ao desenvolvimento do aplicativo como software gratuito e de código aberto.
Plataformas compatíveis
O Signal está disponível para Android, iOS e também pode ser acessado em computadores com Windows, Mac e Linux.
Como funciona
O Signal utiliza um protocolo próprio para proporcionar maior segurança na comunicação entre os usuários. A criptografia de ponta a ponta de última geração cobre não apenas o envio de mensagens de texto e mídias, mas também as chamadas de voz e vídeo. O aplicativo ainda conta com as ‘mensagens efêmeras’ que se autodestroem depois de um certo período. Se desejar, o usuário pode usar o Signal como aplicativo padrão de SMS e MMS.
Segundo os desenvolvedores, nem mesmo a Open Whisper Systems pode decodificar os conteúdos enviados. Os metadados das mensagens não são armazenados pelo aplicativo.
Este mensageiro privado também oferece suporte para conversas em grupo, com opções para selecionar administradores que podem adicionar ou remover participantes e utilizar @usuário para mencionar alguém dentro da conversa. Existe ainda a possibilidade de compartilhar links para que novos usuários possam se juntar aos grupos.
Para começar a usar o Signal no Android, basta efetuar o download do aplicativo através da nossa página ou na Play Store, aceitar os Termos e Condições, conceder as permissões solicitadas e informar o número do telefone para receber o código enviado por SMS.
Em seguida, será possível definir o nome de usuário, escolher a foto do perfil e configurar o PIN para proteger os chats com senha. No mais, o funcionamento se assemelha bastante ao de outros aplicativos de mensagens.
Signal
Converse com os amigos através de um aplicativo seguro, que não armazena ou acessa os dados dos usuários e permite fazer ligações, enviar mensagens de texto, compartilhar imagens, documentos e vídeos ou criar grupos para se comunicar com outras pessoas em tempo real.