WhatsApp: cuidado com as ‘mensagens assustadoras’ circulando no mensageiro
Chamado de ‘scary messages’ (mensagens assustadoras, em tradução livre) pelo site especializado WABetaInfo, o bug que trava o WhatsApp se esconde em mensagens longas ou vCards (cartões de visitas digitais) com caracteres que o mensageiro não consegue interpretar.
O assunto não é novo: mensagens como as que continham o emoji de esquilo e ponto preto têm provocado travamentos no WhatsApp há pelo menos três anos. Agora, são as ‘scary messages’ que trazem dores de cabeça para os usuários.
Basicamente, essas mensagens incluem uma série de caracteres estranhos que o WhatsApp pode não ser capaz de renderizar e, quando a mensagem não é processada, o aplicativo para iOS ou Android congela.
Fechar e abrir o mensageiro novamente não resolve o problema e, como solução imediata, o usuário pode se ver forçado a apagar os dados do aplicativo. No entanto, essa ação tem como consequência a perda de mensagens recentes, especialmente se o backup de conversas não estiver ativado.
O que fazer?
O WABetaInfo não menciona um método oficial para corrigir o bug, mas recomenda bloquear o remetente e apagar a mensagem através do WhatsApp Web. Caso não seja possível acessar o cliente web do mensageiro, a orientação é reinstalar o aplicativo. O site ainda sugere fazer o backup das conversas pelo menos uma vez por semana para garantir que conteúdos importantes sejam preservados desse tipo de situação.
Reduzindo os riscos
As mensagens capazes de travar o WhatsApp podem ser enviadas por qualquer pessoa, inclusive em grupos. Portanto, pode ser uma boa ideia configurar o WhatsApp para impedir que desconhecidos adicionem o seu número em grupos:
- Abrir o WhatsApp e clicar no menu do canto superior direito > Configurações;
- Nas telas seguintes, tocar em Conta > Privacidade > Grupos.
- Por fim, escolher a opção ‘Meus contatos’ para limitar o recurso aos contatos do WhatsApp.
WhatsApp Messenger
O WhatsApp é um aplicativo de comunicação completo e gratuito que permite bater papo, enviar vídeos, imagens e notas de áudio aos contatos, inclusive para números internacionais, sem cobranças de tarifas extras.