Segurança: como verificar se suas senhas são vulneráveis
Provavelmente, você já deve ter ouvido falar sobre vazamentos de senhas na internet. Como medida de proteção, o Google oferece um recurso que ajuda a identificar credenciais expostas em possíveis falhas na segurança de sites e bancos de dados, o “Check-up de senha”.
Gerenciando senhas através da conta do Google
Antes disponível em forma de extensão, o Check-up de senha foi integrado à conta do Google e pode ser acessado via aplicativo ou navegador, no PC ou dispositivo móvel. A ferramenta analisa os dados salvos no gerenciador de senhas, comparando-os a milhões de contas que tiveram suas senhas descobertas em vazamentos de dados. Esse tipo de varredura também é feita por outros sites, a exemplo do “Have I been pnewed?”.
Ao identificar vulnerabilidades, o Google recomenda a alteração da senha em questão; as orientações também podem se aplicar a senhas reutilizadas e aquelas consideradas fracas ou fáceis de adivinhar. Para efetuar a verificação no Android:
Abra o aplicativo do Google e clique na imagem de perfil (o avatar no canto superior direito da tela) > Gerenciar sua Conta do Google;
No painel principal, selecione a aba “Segurança” e procure por Fazer login em outros sites > Gerenciador de senhas.
Pelo navegador, basta ir até https://passwords.google.com/ > Check-up de senha > Verificar senhas.
O Google pedirá a confirmação de identidade antes de conceder acesso à análise que inclui os seguintes tópicos:
Senhas comprometidas: indica que uma ou mais senhas foram encontradas em listas de senhas roubadas de sites com brechas de segurança. A orientação nesses casos é a alteração imediata da senha.
Senhas reutilizadas: o Google recomenda senhas únicas para cada site ou aplicativo para evitar que uma única senha obtida seja usada em acessos não autorizados a diferentes contas.
Senha fraca: pode ser descoberta facilmente, o que representa risco para o usuário. O suporte do Google também fornece dicas de segurança para auxiliar na criação de uma senha forte.