Como saber se a sua conta ou senha foi hackeada!
Infelizmente, ninguém está 100% protegido da ação de piratas e hackers! Nem mesmo você! Para se ter uma ideia, até mesmo grandes empresas como o Yahoo! já tiveram o sistema hackeado colocando em risco informações confidenciais de milhões de usuários! Como, então, saber se a nossa senha pessoal foi hackeada?
Ative o sistema máximo de segurança!
Empresas como o Google, Facebook e Dropbox notificam imediatamente o usuário caso alguém tente acessar a conta através de um novo aparelho!
Por isso, é importante ativar todos as ferramentas de segurança oferecidas por elas como, por exemplo, o sistema de verificação em duas etapas que vai dificultar a ação dos hackers!
Defina uma senha forte
Obviamente, nem todos os sites oferecem opções de segurança como o Google. Por isso, vale a pena investir alguns minutos para definir uma senha forte, que contenha números, letras e caracteres especiais. Se possível, tente misturar letras maiúsculas e minúsculas para dificultar ainda mais o acesso.
E, o mais importante, esqueça combinações óbvias que envolvam palavras fáceis de serem adivinhadas e números relacionados a datas de aniversários, ano de nascimento, etc.
Atenção aos indícios
Alguns indícios podem alertá-lo sobre uma conta ou senha hackeada, por exemplo, o criminoso pode mudar a senha do e-mail, fazer compras usando os dados da sua conta ou enviar um e-mail duvidoso para todos seus contatos. É possível também que eles vendam os dados coletados para terceiros ou, pior, se apropriem de suas informações pessoais!
Confira online se foi ou não hackeado!
Quando os hackers atuam em larga escala, você pode checar online se teve a senha hackeada ou não. Um especialista em segurança criou uma lista com os dados de todas as pessoas que já foram vítimas da ação de hackers. Basta acessar o site have I been pwned? , digitar o e-mail ou a própria senha para que o website possa alertá-lo se alguém teve ou não acesso a ela.
O banco de dados do site tem mais de 300 milhões de senhas, que foram coletadas quando websites como LinkediIn, VK, MySpace, Badoo, Dropbox e outras empresas tiveram seus sistemas atacados por hackers.
Alguma vez já teve a senha hackeada? Partilhe conosco a sua experiência!