Como encontrar câmeras de vigilância usando o Android

imagem 1 de Como encontrar câmeras de vigilância usando o Android

A presença de câmeras de segurança costuma ser indicada por placas informativas, mas em algumas situações, esse recurso deixa de ser um item se segurança para se tornar uma ferramenta de invasão de privacidade. Neste post, trazemos algumas dicas rápidas para descobrir câmeras ocultas com a ajuda do Android.

Se você já teve a sensação de estar sob vigilância enquanto se hospedava em casas alugadas, quartos de hotéis ou pousadas, saiba que não está só: situações como a do casal que encontrou uma câmera no quarto do apartamento alugado pelo Airbnb justificam a desconfiança de locatários e hóspedes. O Airbnb até permite a instalação de câmeras, desde que a informação conste no anúncio do imóvel e que as câmeras não sejam instaladas em quartos ou banheiros.

Felizmente, a tecnologia Android pode ser usada para identificar câmeras escondidas e, para facilitar essa tarefa, listamos abaixo três métodos para descobrir os artefatos espiões com a ajuda do smartphone.

Com a câmera do telefone

Os raios infravermelhos emitidos pelos aparelhos espiões não são vistos a olho nu, mas se estiver a uma distância razoável, a câmera do celular pode captá-los. Se a câmera emitir esse tipo de luminosidade, basta fazer o seguinte para encontrá-la:

  • Com as luzes apagadas, abrir a câmera traseira do celular;
  • Procurar pela câmera escondida no ambiente;
  • Se encontrar algum ponto de luz, checar de perto para saber se há ou não uma câmera de vigilância instalada no local.

imagem 2 de Como encontrar câmeras de vigilância usando o Android

Através da rede Wi-Fi

Em alguns casos as câmeras não-autorizadas e escutas podem aparecer entre os dispositivos conectados à rede sem fio. Para encontrá-los, experimente caminhar pelo local e atualizar a lista de aparelhos conectados para ver se encontra algo suspeito:

  • Abrir as Configurações e clicar em Rede e Internet;
  • Clicar em Wi-Fi;
  • Movimentar-se pelo cômodo e observar se aparece algum aparelho estranho na lista.

Com a ajuda de aplicativos

Ferramentas como o Detector de câmera escondida e Glint Finder permitem localizar e até mesmo saber para onde as câmeras estão apontadas. Para testar as funcionalidades desses aplicativos, basta fazer o download logo abaixo.

  1. Hidden camera detector

    Hidden camera detector

    Detector de câmera escondida utiliza o sensor magnético do telefone para identificar câmeras de vigilância, além de detectar a presença de raios infravermelhos e emitir alerta sonoro quando uma possível câmera é identificada.

  2. Glint Finder - Camera Detector

    Glint Finder – Camera Detector

    O Glint Finder usa a câmera do celular para detectar objetos brilhantes e pode ser usado para encontrar câmeras escondidas. O desempenho do aplicativo pode variar em função das configurações do telefone.

Automação residencial: melhores alternativas ao Google Home
Automação residencial: melhores alternativas ao Google Home

A automatização residencial é realidade em muitos lares e quem pode desfrutar deste privilégio conta com os aplicativos listados neste post para controlar aparelhos eletrônicos e executar diversas tarefas através do smartphone Android. Não faz muito tempo que as redes domésti…

Como enviar localização falsa pelo WhatsApp
Como enviar localização falsa pelo WhatsApp

Da próxima vez que pedirem a sua localização no WhatsApp, lembre-se que você pode seguir os passos deste tutorial para proteger sua privacidade e compartilhar um local diferente. O compartilhamento de localização é um recurso bastante útil em vários momentos, mas não são rara…

Como encontrar câmeras de vigilância usando o Android
Como encontrar câmeras de vigilância usando o Android

A presença de câmeras de segurança costuma ser indicada por placas informativas, mas em algumas situações, esse recurso deixa de ser um item se segurança para se tornar uma ferramenta de invasão de privacidade. Neste post, trazemos algumas dicas rápidas para descobrir câmeras…

Aplicativos de saúde e bem-estar que você precisa conhecer
Aplicativos de saúde e bem-estar que você precisa conhecer

Se a vida está corrida a ponto de prejudicar o equilíbrio entre corpo e mente, tire um tempo para conferir os recursos destas ferramentas úteis para quem quer cuidar da saúde física e mental. A falta de tempo muitas vezes coloca o autocuidado em segundo plano, algo que pode c…