Como encontrar câmeras de vigilância usando o Android

imagem 1 de Como encontrar câmeras de vigilância usando o Android

A presença de câmeras de segurança costuma ser indicada por placas informativas, mas em algumas situações, esse recurso deixa de ser um item se segurança para se tornar uma ferramenta de invasão de privacidade. Neste post, trazemos algumas dicas rápidas para descobrir câmeras ocultas com a ajuda do Android.

Se você já teve a sensação de estar sob vigilância enquanto se hospedava em casas alugadas, quartos de hotéis ou pousadas, saiba que não está só: situações como a do casal que encontrou uma câmera no quarto do apartamento alugado pelo Airbnb justificam a desconfiança de locatários e hóspedes. O Airbnb até permite a instalação de câmeras, desde que a informação conste no anúncio do imóvel e que as câmeras não sejam instaladas em quartos ou banheiros.

Felizmente, a tecnologia Android pode ser usada para identificar câmeras escondidas e, para facilitar essa tarefa, listamos abaixo três métodos para descobrir os artefatos espiões com a ajuda do smartphone.

Com a câmera do telefone

Os raios infravermelhos emitidos pelos aparelhos espiões não são vistos a olho nu, mas se estiver a uma distância razoável, a câmera do celular pode captá-los. Se a câmera emitir esse tipo de luminosidade, basta fazer o seguinte para encontrá-la:

  • Com as luzes apagadas, abrir a câmera traseira do celular;
  • Procurar pela câmera escondida no ambiente;
  • Se encontrar algum ponto de luz, checar de perto para saber se há ou não uma câmera de vigilância instalada no local.

imagem 2 de Como encontrar câmeras de vigilância usando o Android

Através da rede Wi-Fi

Em alguns casos as câmeras não-autorizadas e escutas podem aparecer entre os dispositivos conectados à rede sem fio. Para encontrá-los, experimente caminhar pelo local e atualizar a lista de aparelhos conectados para ver se encontra algo suspeito:

  • Abrir as Configurações e clicar em Rede e Internet;
  • Clicar em Wi-Fi;
  • Movimentar-se pelo cômodo e observar se aparece algum aparelho estranho na lista.

Com a ajuda de aplicativos

Ferramentas como o Detector de câmera escondida e Glint Finder permitem localizar e até mesmo saber para onde as câmeras estão apontadas. Para testar as funcionalidades desses aplicativos, basta fazer o download logo abaixo.

  1. Hidden camera detector

    Hidden camera detector

    Detector de câmera escondida utiliza o sensor magnético do telefone para identificar câmeras de vigilância, além de detectar a presença de raios infravermelhos e emitir alerta sonoro quando uma possível câmera é identificada.

  2. Glint Finder - Camera Detector

    Glint Finder – Camera Detector

    O Glint Finder usa a câmera do celular para detectar objetos brilhantes e pode ser usado para encontrar câmeras escondidas. O desempenho do aplicativo pode variar em função das configurações do telefone.

Melhores apps de wallpaper HD para destacar o seu celular
Melhores apps de wallpaper HD para destacar o seu celular

Descubra os melhores papéis de parede para dar uma nova cara ao seu smartphone. Não é novidade para ninguém que um papel de parede bonito, elegante e único é capaz de dar uma vida completamente diferente a um telefone celular. É impossível negar a satisfação de abrir a tela p…

Melhores autenticadores para aumentar a segurança do seu celular
Melhores autenticadores para aumentar a segurança do seu celular

Conheça os melhores apps autenticadores e garanta uma maior segurança para o seu smartphone. Segurança nunca é demais, ainda mais se estivermos falando da nossa vida online, local onde temos aplicativos de mensagens, e-mails e contas bancárias com dados que podem nos prejudic…

Como ver mensagens no Instagram sem mostrar a visualização
Como ver mensagens no Instagram sem mostrar a visualização

Aprenda a melhor forma de visualizar o direct do Instagram sem conceder a confirmação do visto. Quando recebemos algum texto em uma rede social ou em algum aplicativo de conversas, podemos não dispor do tempo necessário para responder e começar um bate papo um pouco mais long…

Como recuperar a senha do Facebook no seu celular
Como recuperar a senha do Facebook no seu celular

Aprenda a recuperar a senha do Facebook pelo seu celular Android e acabe com a dor de cabeça de esquecer uma senha. Redes sociais estão sempre aparecendo e gerando uma necessidade de que estejamos sempre conectados as mais variadas tendencias, com isso, acabamos criando diver…

Como mandar áudios em visualização única no WhatsApp
Como mandar áudios em visualização única no WhatsApp

Para aqueles que não querem que as mensagens de áudio fiquem postadas de forma definitiva no aplicativo de mensagens, descubra como enviar mensagens temporárias no WhatsApp. Para ser um dos principais aplicativos de mensagens via telefone celular do mundo, é importante manter…