WhatsApp: saiba se a mensagem foi lida, mesmo com a confirmação desativada

imagem 1 de WhatsApp saiba se a mensagem foi lida, mesmo com a confirmação desativada

As confirmações de leitura incomodam muita gente e, para não mostrar os tracinhos azuis nas conversas, o WhatsApp permite desativar o recurso nas configurações. Contudo, existe um truque simples para driblar essa restrição e checar se os contatos estão lendo as mensagens.

Nas conversas individuais

Por vezes, nos deparamos com contatos que desabilitam a confirmação de leitura nas configurações de privacidade do WhatsApp, mas muita gente não observa que essa medida não se aplica às mensagens de voz.

Sabendo disso, podemos tirar proveito desta limitação do WhatsApp e enviar áudios de tempos em tempos para saber se as mensagens compartilhadas em uma conversa privada são vistas ou simplesmente ignoradas.

imagem 2 de WhatsApp saiba se a mensagem foi lida, mesmo com a confirmação desativada

Em grupos

A confirmação de leitura também não pode ser desativada nas conversas em grupos e, para saber se a mensagem foi lida pelo contato que utiliza essa configuração, basta fazer o seguinte:

  • Pressionar a mensagem por alguns instantes para selecioná-la;
  • No menu, clicar nos três pontos do canto superior direito > Dados;

Em ‘Dados da mensagem’, as pessoas que leram a mensagem aparecerão listados abaixo de ‘Lida por’; no caso das notas de voz, será possível comprovar se a mensagem foi apenas vista ou também reproduzida pelos participantes do grupo.

Não é sempre que os truques funcionam

Embora sejam eficazes na maioria dos casos, esses métodos podem falhar se a pessoa ativar o modo avião na hora de ler a mensagem. Para saber mais detalhes, sugerimos conferir este  post com dicas e truques úteis na hora de enviar mensagens de voz no WhatsApp.

  1. WhatsApp Messenger

    WhatsApp Messenger

    O WhatsApp é um aplicativo de comunicação completo e gratuito que permite bater papo, enviar vídeos, imagens e notas de áudio aos contatos, inclusive para números internacionais, sem cobranças de tarifas extras.

WhatsApp: como usar o aplicativo em vários aparelhos
WhatsApp: como usar o aplicativo em vários aparelhos

Já está em fase de testes a função que permite usar o WhatsApp em até quatro dispositivos ao mesmo tempo, mesmo que o smartphone esteja offline. Para saber mais detalhes sobre a novidade, continue lendo este post. Até o momento, quem utiliza o WhatsApp Web ou aplicativo para …

Como enviar emojis sonoros no Facebook Messenger
Como enviar emojis sonoros no Facebook Messenger

Os emojis do Messenger evoluíram e agora também podem emitir sons! A seguir, mostramos como usar o novo recurso do aplicativo de mensagens do Facebook. Com a introdução dos ‘Soundmojis’ ou simplesmente emojis sonoros, as reações ficam ainda mais divertidas e vívidas: na bibli…

Instagram: como recuperar posts excluídos recentemente
Instagram: como recuperar posts excluídos recentemente

Se você apagou um story ou post do Instagram e não sabe o que fazer para restaurar o conteúdo, aproveite para conferir as dicas deste tutorial e aprender a  recuperar postagens em poucos passos. Já faz algum tempo que o Instagram implementou o recurso “Excluídos recentemente”…

Como enviar figurinhas de selfies no Instagram
Como enviar figurinhas de selfies no Instagram

Resultado da combinação entre boomerang, emoji e selfies, as figurinhas de selfies estão entre as opções incorporadas recentemente ao Instagram. Neste tutorial, mostramos como compartilhar stickers personalizados em poucos instantes. Se você já recebeu uma figurinha de selfie…