Tor x VPN: qual a diferença e como escolher a melhor opção?

imagem 1 de Tor x VPN como funcionam e qual é o melhor método de navegação

Tor e VPN são ferramentas desenvolvidas com o objetivo de proteger a privacidade online. Para compreender melhor o funcionamento das duas tecnologias, continue lendo este post.

Embora utilizem servidores proxy e criptografia para impedir que usuários sejam rastreados por sites, hackers e agências governamentais, Tor e VPN atendem a diferentes propósitos: enquanto o Tor tem como foco garantir o anonimato (ocultar quem navega), os clientes VPN priorizam a privacidade (ocultar o que o usuário faz online).

A seguir, listamos os prós e contras de cada método.

Tor – o que é e como funciona

The Onion Router, mais conhecido como Tor, é um software livre e de código aberto que possui versões para Linux, Windows, Mac, dispositivos móveis e pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos.

Além de preservar a identidades do usuário online, o “roteador cebola” é o único navegador que permite acessar a chamada ‘Deep Web’, a parte da internet que comporta os sites não registrados nos mecanismos de busca.

Como o Tor ajuda a manter o anonimato na internet?

Explicando de forma simples, o Tor utiliza várias camadas de criptografia (como as cascas da cebola) para esconder a identidade e impedir que governos, hackers e páginas da internet monitorem as atividades dos usuários online.

Vantagens

  • Grátis. O Tor é um software de código aberto que pode ser baixado e personalizado por qualquer pessoa.
  • Fácil de usar. Quem utiliza um navegador convencional não terá dificuldades para acessar páginas através do Tor.
  • Seguro. O Tor criptografa informações e altera o endereço de IP para manter o anonimato online.
  • Restrições geográficas. O Tor pode ser configurado para acessar sites bloqueados no país.

Desvantagens

  • Lento. Para evitar o rastreamento, o Tor utiliza vários servidores na retransmissão dos dados, o que limita a velocidade da internet. Essa lentidão fica evidente na hora de baixar fotos, vídeos e conteúdos semelhantes.
  • Sites bloqueados. Em muitos sites, a tentativa de acesso com o Tor retorna uma mensagem de erro ou uma quantidade enorme de CAPTCHAS.
  • Estigma de ilegal. Qualquer pessoa pode navegar com o Tor, inclusive aquelas que mantêm atividades ilegais na rede. Por isso, a utilização frequente da tecnologia pode chamar a atenção de agências governamentais em alguns países.

VPN – o que é e como funciona

A Rede Privada Virtual, ou simplesmente VPN, é usada por razões de segurança e também para driblar restrições geográficas. Quando se conecta a uma VPN, o usuário passa a utilizar o endereço de IP do servidor escolhido e tem os dados criptografados para navegar com total privacidade.

Vantagens

  • Rapidez. A VPN é mais rápida porque atravessa um único servidor, em vez das camadas utilizadas pelo Tor.
  • Restrições geográficas. É o método mais simples para acessar sites e conteúdos bloqueados no país.
  • Maior controle. O usuário pode escolher a localização e o endereço de IP utilizado, sem depender da disponibilidade de servidores como acontece com o Tor.
  • Segurança. Enquanto o Tor criptografa apenas as solicitações feitas através do navegador, a VPN encripta todo tráfego efetuado a partir do dispositivo.

Desvantagens

  • Pode deixar rastros. Alguns serviços de VPN gratuitos e pagos coletam dados dos usuários e podem ver o que eles fazem online. Por isso, é importante escolher com atenção antes de pagar por uma VPN.
  • Pode falhar. Como existem muitas opções disponíveis, não é raro encontrar relatos de falhas e erros que afetam a segurança dos usuários.

Conclusão

Consideradas as características positivas e negativas de cada ferramenta, dá para dizer que a VPN atende melhor aos usuários que baixam conteúdos da internet e querem navegar em segurança; nos casos em que a prioridade é a navegação anônima, o Tor será uma alternativa gratuita e confiável para acessar páginas e conteúdos da internet.

Caso não se importe com a lentidão da internet, o usuário pode inclusive utilizar os serviços ao mesmo tempo, especialmente quando visitar páginas que não podem ser acessadas por navegadores web convencionais.

  1. Tor Browser

    Tor Browser

    O Tor Browser é a versão para Android do navegador que garante total privacidade e impede que empresas de terceiros identifiquem os sites visitados ou monitorem os hábitos do usuário online.

Renove a decoração com os melhores apps para Android
Renove a decoração com os melhores apps para Android

Em busca de inspiração para mobiliar ou decorar seu imóvel? Então, não deixe de conferir os recursos dos aplicativos listados a seguir. Antes de reformar ou renovar a sua casa ou apartamento, que tal usar a tecnologia a seu favor para planejar cada detalhe dos ambientes inter…

Melhores apps para testar a velocidade da internet em casa
Melhores apps para testar a velocidade da internet em casa

Para ter certeza de que a velocidade da internet contratada é a mesma que chega à sua residência, basta instalar um dos aplicativos listados neste post. Uma conexão rápida e estável faz toda a diferença na hora de acessar as redes sociais, fazer videochamadas para amigos e fa…

Aplicativos de VPN gratuitos que você precisa conhecer
Aplicativos de VPN gratuitos que você precisa conhecer

Em busca de um aplicativo de VPN gratuito para instalar no Android? Então, não deixe de conferir as sugestões listadas a seguir. Quem procura por uma VPN gratuita deseja navegar com total privacidade e acessar conteúdos bloqueados no país, sem ter que desembolsar o valor de u…

Antivírus: melhores aplicativos para celulares Android
Antivírus: melhores aplicativos para celulares Android

Para navegar na internet com segurança, é importante se proteger das ameaças e malwares com um bom antivírus. Neste post, trazemos cinco opções para instalar hoje mesmo no Android. Com a popularização dos computadores, passamos a ouvir falar dos antivírus, programas capazes d…