Tor x VPN: qual a diferença e como escolher a melhor opção?

imagem 1 de Tor x VPN como funcionam e qual é o melhor método de navegação

Tor e VPN são ferramentas desenvolvidas com o objetivo de proteger a privacidade online. Para compreender melhor o funcionamento das duas tecnologias, continue lendo este post.

Embora utilizem servidores proxy e criptografia para impedir que usuários sejam rastreados por sites, hackers e agências governamentais, Tor e VPN atendem a diferentes propósitos: enquanto o Tor tem como foco garantir o anonimato (ocultar quem navega), os clientes VPN priorizam a privacidade (ocultar o que o usuário faz online).

A seguir, listamos os prós e contras de cada método.

Tor – o que é e como funciona

The Onion Router, mais conhecido como Tor, é um software livre e de código aberto que possui versões para Linux, Windows, Mac, dispositivos móveis e pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos.

Além de preservar a identidades do usuário online, o “roteador cebola” é o único navegador que permite acessar a chamada ‘Deep Web’, a parte da internet que comporta os sites não registrados nos mecanismos de busca.

Como o Tor ajuda a manter o anonimato na internet?

Explicando de forma simples, o Tor utiliza várias camadas de criptografia (como as cascas da cebola) para esconder a identidade e impedir que governos, hackers e páginas da internet monitorem as atividades dos usuários online.

Vantagens

  • Grátis. O Tor é um software de código aberto que pode ser baixado e personalizado por qualquer pessoa.
  • Fácil de usar. Quem utiliza um navegador convencional não terá dificuldades para acessar páginas através do Tor.
  • Seguro. O Tor criptografa informações e altera o endereço de IP para manter o anonimato online.
  • Restrições geográficas. O Tor pode ser configurado para acessar sites bloqueados no país.

Desvantagens

  • Lento. Para evitar o rastreamento, o Tor utiliza vários servidores na retransmissão dos dados, o que limita a velocidade da internet. Essa lentidão fica evidente na hora de baixar fotos, vídeos e conteúdos semelhantes.
  • Sites bloqueados. Em muitos sites, a tentativa de acesso com o Tor retorna uma mensagem de erro ou uma quantidade enorme de CAPTCHAS.
  • Estigma de ilegal. Qualquer pessoa pode navegar com o Tor, inclusive aquelas que mantêm atividades ilegais na rede. Por isso, a utilização frequente da tecnologia pode chamar a atenção de agências governamentais em alguns países.

VPN – o que é e como funciona

A Rede Privada Virtual, ou simplesmente VPN, é usada por razões de segurança e também para driblar restrições geográficas. Quando se conecta a uma VPN, o usuário passa a utilizar o endereço de IP do servidor escolhido e tem os dados criptografados para navegar com total privacidade.

Vantagens

  • Rapidez. A VPN é mais rápida porque atravessa um único servidor, em vez das camadas utilizadas pelo Tor.
  • Restrições geográficas. É o método mais simples para acessar sites e conteúdos bloqueados no país.
  • Maior controle. O usuário pode escolher a localização e o endereço de IP utilizado, sem depender da disponibilidade de servidores como acontece com o Tor.
  • Segurança. Enquanto o Tor criptografa apenas as solicitações feitas através do navegador, a VPN encripta todo tráfego efetuado a partir do dispositivo.

Desvantagens

  • Pode deixar rastros. Alguns serviços de VPN gratuitos e pagos coletam dados dos usuários e podem ver o que eles fazem online. Por isso, é importante escolher com atenção antes de pagar por uma VPN.
  • Pode falhar. Como existem muitas opções disponíveis, não é raro encontrar relatos de falhas e erros que afetam a segurança dos usuários.

Conclusão

Consideradas as características positivas e negativas de cada ferramenta, dá para dizer que a VPN atende melhor aos usuários que baixam conteúdos da internet e querem navegar em segurança; nos casos em que a prioridade é a navegação anônima, o Tor será uma alternativa gratuita e confiável para acessar páginas e conteúdos da internet.

Caso não se importe com a lentidão da internet, o usuário pode inclusive utilizar os serviços ao mesmo tempo, especialmente quando visitar páginas que não podem ser acessadas por navegadores web convencionais.

  1. Tor Browser

    Tor Browser

    O Tor Browser é a versão para Android do navegador que garante total privacidade e impede que empresas de terceiros identifiquem os sites visitados ou monitorem os hábitos do usuário online.

Como converter áudios do WhatsApp em MP3
Como converter áudios do WhatsApp em MP3

Os áudios do WhatsApp armazenados no formato OPUS podem ser convertidos para formatos mais convencionais e compatíveis com a maioria dos aplicativos. Neste post, mostramos como salvar as mensagens de voz em MP3. O WhatsApp não conta com uma opção para salvar o áudio em MP3 au…

Launcher Android: melhores apps para economizar a bateria
Launcher Android: melhores apps para economizar a bateria

Procurando por lançador bonito e leve para personalizar a interface do Android? Neste post, apresentamos cinco aplicativos gratuitos para customizar a aparência, sem esgotar a bateria do telefone rapidamente. As lojas de aplicativos estão repletas de alternativas para mudar o…

Como ativar os alertas de flash no WhatsApp
Como ativar os alertas de flash no WhatsApp

Sabia que as notificações por flash podem ser usadas para destacar os alertas enviados pelo WhatsApp e outros aplicativos importantes? Para aprender a utilizar este recurso simples e útil no Android, continue lendo este post. Em alguns aparelhos, as notificações por flash pod…

Como extrair imagens de vídeos no Android
Como extrair imagens de vídeos no Android

Já parou para pensar que seus vídeos podem se transformar em fotos para compartilhar nas redes sociais? Neste post, trazemos dicas e aplicativos que com recursos facilitam a captura de imagens em vídeos salvos no telefone ou tablet Android. O método mais fácil – print s…