Tor x VPN: qual a diferença e como escolher a melhor opção?
Tor e VPN são ferramentas desenvolvidas com o objetivo de proteger a privacidade online. Para compreender melhor o funcionamento das duas tecnologias, continue lendo este post.
Embora utilizem servidores proxy e criptografia para impedir que usuários sejam rastreados por sites, hackers e agências governamentais, Tor e VPN atendem a diferentes propósitos: enquanto o Tor tem como foco garantir o anonimato (ocultar quem navega), os clientes VPN priorizam a privacidade (ocultar o que o usuário faz online).
A seguir, listamos os prós e contras de cada método.
Tor – o que é e como funciona
The Onion Router, mais conhecido como Tor, é um software livre e de código aberto que possui versões para Linux, Windows, Mac, dispositivos móveis e pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos.
Além de preservar a identidades do usuário online, o “roteador cebola” é o único navegador que permite acessar a chamada ‘Deep Web’, a parte da internet que comporta os sites não registrados nos mecanismos de busca.
Como o Tor ajuda a manter o anonimato na internet?
Explicando de forma simples, o Tor utiliza várias camadas de criptografia (como as cascas da cebola) para esconder a identidade e impedir que governos, hackers e páginas da internet monitorem as atividades dos usuários online.
Vantagens
- Grátis. O Tor é um software de código aberto que pode ser baixado e personalizado por qualquer pessoa.
- Fácil de usar. Quem utiliza um navegador convencional não terá dificuldades para acessar páginas através do Tor.
- Seguro. O Tor criptografa informações e altera o endereço de IP para manter o anonimato online.
- Restrições geográficas. O Tor pode ser configurado para acessar sites bloqueados no país.
Desvantagens
- Lento. Para evitar o rastreamento, o Tor utiliza vários servidores na retransmissão dos dados, o que limita a velocidade da internet. Essa lentidão fica evidente na hora de baixar fotos, vídeos e conteúdos semelhantes.
- Sites bloqueados. Em muitos sites, a tentativa de acesso com o Tor retorna uma mensagem de erro ou uma quantidade enorme de CAPTCHAS.
- Estigma de ilegal. Qualquer pessoa pode navegar com o Tor, inclusive aquelas que mantêm atividades ilegais na rede. Por isso, a utilização frequente da tecnologia pode chamar a atenção de agências governamentais em alguns países.
VPN – o que é e como funciona
A Rede Privada Virtual, ou simplesmente VPN, é usada por razões de segurança e também para driblar restrições geográficas. Quando se conecta a uma VPN, o usuário passa a utilizar o endereço de IP do servidor escolhido e tem os dados criptografados para navegar com total privacidade.
Vantagens
- Rapidez. A VPN é mais rápida porque atravessa um único servidor, em vez das camadas utilizadas pelo Tor.
- Restrições geográficas. É o método mais simples para acessar sites e conteúdos bloqueados no país.
- Maior controle. O usuário pode escolher a localização e o endereço de IP utilizado, sem depender da disponibilidade de servidores como acontece com o Tor.
- Segurança. Enquanto o Tor criptografa apenas as solicitações feitas através do navegador, a VPN encripta todo tráfego efetuado a partir do dispositivo.
Desvantagens
- Custo. Como é de se esperar, os melhores serviços de VPN são pagos. Contudo, quem tiver disposição para experimentar e comparar ferramentas, pode encontrar opções interessantes entre os aplicativos de VPN gratuitos.
- Pode deixar rastros. Alguns serviços de VPN gratuitos e pagos coletam dados dos usuários e podem ver o que eles fazem online. Por isso, é importante escolher com atenção antes de pagar por uma VPN.
- Pode falhar. Como existem muitas opções disponíveis, não é raro encontrar relatos de falhas e erros que afetam a segurança dos usuários.
Conclusão
Consideradas as características positivas e negativas de cada ferramenta, dá para dizer que a VPN atende melhor aos usuários que baixam conteúdos da internet e querem navegar em segurança; nos casos em que a prioridade é a navegação anônima, o Tor será uma alternativa gratuita e confiável para acessar páginas e conteúdos da internet.
Caso não se importe com a lentidão da internet, o usuário pode inclusive utilizar os serviços ao mesmo tempo, especialmente quando visitar páginas que não podem ser acessadas por navegadores web convencionais.
Tor Browser
O Tor Browser é a versão para Android do navegador que garante total privacidade e impede que empresas de terceiros identifiquem os sites visitados ou monitorem os hábitos do usuário online.