Como usar o aplicativo Signal no Android

imagem 1 de Como usar o aplicativo Signal no Android

Concorrente direto do WhatsApp e Telegram, o Signal é um aplicativo conhecido por oferecer privacidade máxima aos usuários. Para obter mais informações sobre este mensageiro gratuito e de código aberto, continue lendo este post.

Origem do Signal

Em 2010, a Whisper Systems lançou os aplicativos TextSecure e RedPhone, que permitiam enviar mensagens e fazer chamadas de voz criptografadas, respectivamente. Quando a empresa foi adquirida pelo Twitter em 2011, os apps permaneceram disponíveis como softwares gratuitos e de código aberto.

Após deixar o Twitter em 2013, Moxie Marlinspike retomou os projetos deixados pela empresa que ajudou a fundar e, no ano seguinte, a startup Open Whisper Systems também criada por ele anunciou a fusão dos dois aplicativos no mensageiro chamado de Signal.

Ainda em 2015, o Signal ganhou certa visibilidade quando Edward Snowden declarou utilizá-lo para se comunicar diariamente. No Brasil, o mensageiro privado caiu nas graças de alguns políticos e procuradores da Lava Jato após vazamento de conversas no Telegram em 2019.

Atualmente, o Signal é mantido pela Signal Foundation, uma organização sem fins lucrativos criada em 2018 por Marlinspike em parceria com o co-fundador do WhatsApp Brian Acton para dar continuidade ao desenvolvimento do aplicativo como software gratuito e de código aberto.

Plataformas compatíveis

O Signal está disponível para Android, iOS e também pode ser acessado em computadores com Windows, Mac e Linux.

imagem 2 de Como usar o aplicativo Signal no Android

Como funciona

O Signal utiliza um protocolo próprio para proporcionar maior segurança na comunicação entre os usuários. A criptografia de ponta a ponta de última geração cobre não apenas o envio de mensagens de texto e mídias, mas também as chamadas de voz e vídeo. O aplicativo ainda conta com as ‘mensagens efêmeras’ que se autodestroem depois de um certo período. Se desejar, o usuário pode usar o Signal como aplicativo padrão de SMS e MMS.

Segundo os desenvolvedores, nem mesmo a Open Whisper Systems pode decodificar os conteúdos enviados. Os metadados das mensagens não são armazenados pelo aplicativo.

Este mensageiro privado também oferece suporte para conversas em grupo, com opções para selecionar administradores que podem adicionar ou remover participantes e utilizar @usuário para mencionar alguém dentro da conversa. Existe ainda a possibilidade de compartilhar links para que novos usuários possam se juntar aos grupos.

Para começar a usar o Signal no Android, basta efetuar o download do aplicativo através da nossa página ou na Play Store, aceitar os Termos e Condições, conceder as permissões solicitadas e informar o número do telefone para receber o código enviado por SMS.

imagem 3 de Como usar o aplicativo Signal no Android

Em seguida, será possível definir o nome de usuário, escolher a foto do perfil e configurar o PIN para proteger os chats com senha. No mais, o funcionamento se assemelha bastante ao de outros aplicativos de mensagens.

  1. Signal

    Signal

    Converse com os amigos através de um aplicativo seguro, que não armazena ou acessa os dados dos usuários e permite fazer ligações, enviar mensagens de texto, compartilhar imagens, documentos e vídeos ou criar grupos para se comunicar com outras pessoas em tempo real.

WhatsApp: como fazer chamadas de voz e vídeo no PC
WhatsApp: como fazer chamadas de voz e vídeo no PC

Quem acessa o WhatsApp pelo computador já pode realizar chamadas de voz e vídeo através do cliente web ou aplicativo para PC. Para aprender a usar o recurso oferecido pelo popular mensageiro, continue lendo este tutorial. Pouco a pouco, a funcionalidade que habilita a realiza…

Como iniciar uma conversa secreta no Facebook Messenger
Como iniciar uma conversa secreta no Facebook Messenger

Quem prioriza a privacidade pode optar por manter conversas secretas do Messenger e enviar ou receber mensagens protegidas pela criptografia de ponta a ponta. A seguir, mostramos como tirar proveito deste recurso no Android. As conversas secretas do Messenger contam com cript…

Como usar o aplicativo Signal no Android
Como usar o aplicativo Signal no Android

Concorrente direto do WhatsApp e Telegram, o Signal é um aplicativo conhecido por oferecer privacidade máxima aos usuários. Para obter mais informações sobre este mensageiro gratuito e de código aberto, continue lendo este post. Origem do Signal Em 2010, a Whisper Systems lan…

Melhores aplicativos para fazer videoconferências gratuitamente
Melhores aplicativos para fazer videoconferências gratuitamente

Em tempos de pandemia, os aplicativos para videoconferências se tornaram ferramentas fundamentais para quem precisa organizar reuniões, webinares, palestras, aulas e outros eventos online. Para facilitar na hora da escolha, apresentamos neste post cinco opções estáveis, confi…