Como ativar as mensagens temporárias do WhatsApp

imagem 1 de Como ativar as mensagens temporárias do WhatsApp

O sistema de mensagens temporárias foi oficialmente anunciado pelo WhatsApp e está sendo liberado aos poucos para todos os usuários. Para saber mais sobre o novo recurso, continue lendo este post.

Em testes desde 2019, as mensagens temporárias do WhatsApp têm como objetivo tornar as conversas mais privadas e contam com algumas particularidades, como o prazo fixo de sete dias para as mensagens se autodestruírem. A novidade está prevista para chegar aos usuários brasileiros até a última semana de novembro.

Quem pode ativar as mensagens temporárias

Em conversas privadas, ambos os participantes podem escolher entre enviar ou não as mensagens que somem. Nos grupos, apenas os administradores podem ativar ou desativar a função. Convém mencionar que o item enviado desaparece da conversa depois de sete dias, mesmo que não seja visualizado nesse período.

imagem 2 de Como ativar as mensagens temporárias do WhatsApp

Como habilitar a função no Android

Quando liberada, a funcionalidade pode ser ativada dentro de cada conversa, conforme descrito abaixo:

  • Abrir a conversa e clicar no nome do contato ou grupo;
  • Tocar na opção ‘Mensagens temporárias’;
  • Seguir clicando em ‘Continuar’;
  • Selecionar ‘Ativadas’.

Limitações a serem consideradas

  • O recurso ainda não pode ser ativado automaticamente para todos os chats, ou seja, o usuário precisa habilitá-lo manualmente dentro de cada conversa.
  • As mensagens enviadas ou recebidas antes da ativação não são afetadas.
  • O aplicativo não remove os encaminhamentos: se as mensagens forem encaminhadas para uma conversa na qual a função não esteja ativada, não desaparecerão dessa conversa.
  • O WhatsApp não impede que os participantes tirem prints da conversa para salvar as mensagens.
  • As mídias são apagadas das conversas no WhatsApp, mas se forem baixadas antes de sumirem, continuam salvas na memória do aparelho.

Curtiu a novidade, ou ficou com vontade de conferir os recursos oferecidos por outros aplicativos de mensagens? Em nossa coleção de alternativas ao WhatsApp, você pode encontrar opções convenientes para substituir o popular mensageiro.

  1. WhatsApp Messenger

    WhatsApp Messenger

    O WhatsApp Messenger é um aplicativo de comunicação completo e gratuito que permite bater papo e enviar vídeos, imagens e notas de áudio aos contatos, inclusive para números internacionais, sem cobranças de tarifas extras.

WhatsApp: como manter as conversas permanentemente arquivadas
WhatsApp: como manter as conversas permanentemente arquivadas

Ainda na fase beta, a nova função do WhatsApp acaba com o inconveniente dos chats arquivados que voltam à lista de conversas quando uma nova mensagem é recebida. Quem cansou de arquivar chats e vê-los reaparecer automaticamente no menu geral deve ficar contente com o recurso …

Como ocultar o número de telefone no Telegram
Como ocultar o número de telefone no Telegram

Quem utiliza o Telegram pode configurar o aplicativo para reduzir as chances de ter o número de telefone adicionado em canais e grupos sem permissão. Se interessou pelo recurso? Então, confira o passo a passo neste tutorial. Como acontece com o WhatsApp, o Telegram também exi…