Melhores aplicativos para fazer videoconferências gratuitamente
Em tempos de pandemia, os aplicativos para videoconferências se tornaram ferramentas fundamentais para quem precisa organizar reuniões, webinares, palestras, aulas e outros eventos online. Para facilitar na hora da escolha, apresentamos neste post cinco opções estáveis, confiáveis e adequadas a diferentes perfis para realizar chamadas de vídeo gratuitas no Android.
Melhor integração: Google Meet
Para aqueles que utilizam os aplicativos do Google no dia a dia, o Google Meet é uma solução sob medida para iniciar videoconferências a partir da caixa de entrada do Gmail ou Agenda, com a vantagem de poder enviar mensagens e compartilhar arquivos pelo chat.
Na versão gratuita, as chamadas do Google Meet podem durar até 60 minutos e comportar no máximo 100 participantes, que precisam fazer login na conta do Google para acessar a reunião.
Para falar por horas e horas: Skype
Se a ideia é fazer reuniões longas gratuitamente, o Skype se destaca entre os concorrentes: as videoconferências podem se estender por até 4 horas e, ao final desse período, basta iniciar uma nova chamada imediatamente para continuar falando.
No entanto, convém mencionar que a plataforma possui um limite de 50 participantes para as chamadas, algo pouco viável para grandes grupos.
Chamadas de alta qualidade: Zoom
Não é a toa que o Zoom está entre os aplicativos mais populares do segmento: a qualidade das chamadas costuma ser satisfatória tanto no PC, quanto no smartphone. Na versão gratuita, as chamadas entre duas pessoas não possuem limite de tempo, enquanto as videoconferências com até 100 participantes podem durar 40 minutos.
Outro detalhe interessante é que os participantes contam com várias opções para participar das reuniões, como o software do Zoom, navegador e aplicativos para Android e iOS.
Até 10 GB de armazenamento em nuvem: Microsoft Teams
O pacote gratuito do Microsoft Teams oferece suporte para videoconferências de 45 minutos com até 100 participantes. Os organizadores ainda contam com vários recursos interessantes, como as opções para compartilhar tela e arquivos, whiteboard e personalização do fundo da tela.
Dica útil: por tempo limitado, os usuários podem utilizar o serviço para promover reuniões de até 24 horas com capacidade para até 300 participantes.
Reuniões com até 1000 participantes: Free Conference Call
Esta ferramenta colaborativa permite realizar videoconferências com até 1000 participantes, sendo que as audioconferências com o mesmo número de convidados é gratuita. O aplicativo ainda conta com opções para compartilhar a tela e arquivos com os participantes e utilizar números locais de mais de 70 países nas chamadas internacionais.
Caso não tenha encontrado seu aplicativo favorito nesta lista, não deixe de conferir as opções disponíveis nesta coleção com ferramentas gratuitas para fazer videoconferências no Android.
Google Meet
O Google Meet permite realizar videoconferências e acessar arquivos armazenados no Google Drive durante as reuniões de trabalho. As chamadas de vídeo em alta definição comportam até 100 usuários simultaneamente, em qualquer parte do mundo.
Skype
Com o Skype, os usuários podem realizar videochamadas e enviar mensagens instantâneas gratuitamente através do Wi-Fi ou conexão de dados. Além disso, existe a opção de comprar créditos para realizar chamadas telefônicas a preços muito reduzidos.
ZOOM Cloud Meetings
O ZOOM Cloud Meetings é uma opção para realizar chamadas de vídeo gratuitas com até 100 participantes. Durante as chamadas, os usuários podem utilizar a câmera frontal ou traseira, enviar convites e ativar ou desativar o áudio dos participantes.
Microsoft Teams
O Microsoft Teams é um aplicativo que funciona como um espaço virtual de trabalho, onde colaboradores podem compartilhar mensagens, conteúdos, arquivos, ferramentas e muito mais.
Free Conference Call
O Free Conference Call é uma opção para realizar um número ilimitado de chamadas de voz e vídeo que comportam até 1000 participantes, com opções de compartilhamento de tela e utilização de números internacionais durante as conferências.