Como medir a intensidade do sinal 4G/LTE no Android

imagem 1 de Como medir a intensidade do sinal 4G-LTE no Android

O Android conta com diversas opções de configuração, mas quando o assunto é diagnosticar e medir a qualidade da internet oferecida pelas operadoras, os recursos são limitados. Felizmente, existem ferramentas gratuitas capazes de fornecer informações úteis, como as apresentadas a seguir.

Signal Spy

O Signal Spy é um aplicativo que pode ser baixado gratuitamente aqui mesmo no Android Lista e também no Google Play para obter informações sobre a conexão, incluindo tipo (LTE, HSPA, EDGE, etc.), banda, potência do sinal e nome da operadora.

Para garantir o correto funcionamento da ferramenta, o usuário deve conceder permissões de acesso ao telefone e localização.

imagem 2 de Como medir a intensidade do sinal 4G-LTE no Android

Em seguida, o Signal Spy exibirá detalhes sobre a conexão de dados e também do Wi-Fi. Caso as informações não apareçam de imediato, a dica é deslizar o dedo de cima para baixo sobre a tela para que o conteúdo seja atualizado.

imagem 3 de Como medir a intensidade do sinal 4G-LTE no Android

Como analisar a qualidade do sinal 4G com o Signal Spy

O item ‘Sinal strength’ mede a consistência e estabilidade da conexão com a rede. Quando as chamadas são frequentemente interrompidas ou ocorrem quedas na conexão, monitorar a potência do sinal em tempo real pode ajudar a determinar zonas mortas, especialmente em ambientes fechados.

imagem 4 de Como medir a intensidade do sinal 4G-LTE no Android

Como referência, o usuário pode considerar que, se o dispositivo receber um sinal de -110dBm ou menor, a conexão será considerada lenta.

A inteface ainda exibe informações sobre a frequência, canal e velocidade da conexão.

O Signal Spy é seguro?

Quando um aplicativo solicita permissões para acessar recursos do telefone e localização, é normal que ocorram dúvidas quanto à segurança e privacidade dos dados.

No caso do Signal Spy, as permissões se justificam porque a ferramenta precisa analisar a conexão para apresentar informações em tempo real, bem como localizar as torres de telefonia às quais o dispositivo se conecta.

Convém mencionar que o acesso à localização pode ser negado, mas o aplicativo deixará de exibir detalhes sobre a banda e frequência da conexão. Para mais informações sobre o assunto, sugerimos consultar o FAQ do aplicativo.

imagem 5 de Como medir a intensidade do sinal 4G-LTE no Android

Outro aspecto a ser considerado é que o Signal Spy faz parte do catálogo do Google Play Pass, um indicativo de que a ferramenta passou pelo controle de qualidade do Google.

Outras alternativas para verificar a cobertura 4G/LTE

Além do Signal Spy, listamos ao final deste post os aplicativos Network Cell Info Lite e LTE Discovery, que possuem uma série de recursos interessantes e podem ser instalados gratuitamente no Android.

Curtiu as sugestões de aplicativos? Então, não deixe de dar uma olhada nesta coleção com ferramentas essenciais para testar a velocidade da internet, navegar com segurança e encontrar redes Wi-Fi gratuitas.

  1. Signal Spy (formerly Fi Spy)

    Signal Spy

    O Signal Spy dá acesso a várias funcionalidades, como os códigos de discagem exibidos nas notificações, opção para alternar entre cartões eSIM/SIM, relatórios com histórico de conexões e uso de dados, central de ajuda para solucionar dúvidas e muito mais.

  2. Network Cell Info Lite

    Network Cell Info Lite

    A interface gráfica do Network Cell Info Lite fornece indicadores sobre a força do sinal de rede, estatísticas da conexão, cartão SIM e outros dados, permitindo ainda salvar localmente as medições feitas na aba MAPA.

  3. LTE Discovery

    LTE Discovery

    Esta ferramenta avançada dá acesso a informações relacionadas ao sinal da rede utilizada no momento e, em alguns casos, permite inclusive redefinir a conexão de dados para se conectar ao melhor sinal disponível.

Como converter áudios do WhatsApp em MP3
Como converter áudios do WhatsApp em MP3

Os áudios do WhatsApp armazenados no formato OPUS podem ser convertidos para formatos mais convencionais e compatíveis com a maioria dos aplicativos. Neste post, mostramos como salvar as mensagens de voz em MP3. O WhatsApp não conta com uma opção para salvar o áudio em MP3 au…

Como ativar e usar o “modo férias” do WhatsApp
Como ativar e usar o “modo férias” do WhatsApp

Está de férias, mas o WhatsApp continua bombando com mensagens do trabalho? Neste post, trazemos uma dica rápida para garantir o sossego e se desconectar das obrigações profissionais nas férias. Modo férias no WhatsApp? Antes de continuar, é interessante mencionar que o Whats…

Como enviar emojis sonoros no Facebook Messenger
Como enviar emojis sonoros no Facebook Messenger

Os emojis do Messenger evoluíram e agora também podem emitir sons! A seguir, mostramos como usar o novo recurso do aplicativo de mensagens do Facebook. Com a introdução dos ‘Soundmojis’ ou simplesmente emojis sonoros, as reações ficam ainda mais divertidas e vívidas: na bibli…

Facebook: como excluir várias publicações de uma vez
Facebook: como excluir várias publicações de uma vez

Apagar postagens manualmente após passar muito tempo publicando fotos e vídeos na rede social pode ser muito trabalhoso. Neste post, mostramos como remover publicações em lotes e em poucos instantes. Diferente de outras redes sociais, o Facebook conta com uma ferramenta nativ…

Como recuperar fotos e vídeos apagados do Android
Como recuperar fotos e vídeos apagados do Android

Excluiu uma foto ou vídeo por acidente e não sabe como recuperar? Antes de lamentar a perda, sugerimos conferir os métodos apresentados neste post para restaurar mídias apagadas da memória do celular ou tablet Android. Recuperar fotos e vídeos a partir da galeria Se você apag…