WhatsApp: cuidado com as ‘mensagens assustadoras’ circulando no mensageiro

Chamado de ‘scary messages’ (mensagens assustadoras, em tradução livre) pelo site especializado WABetaInfo, o bug que trava o WhatsApp se esconde em mensagens longas ou vCards (cartões de visitas digitais) com caracteres que o mensageiro não consegue interpretar.

O assunto não é novo: mensagens como as que continham o emoji de esquilo e ponto preto têm provocado travamentos no WhatsApp há pelo menos três anos. Agora, são as ‘scary messages’ que trazem dores de cabeça para os usuários.

Basicamente, essas mensagens incluem uma série de caracteres estranhos que o WhatsApp pode não ser capaz de renderizar e, quando a mensagem não é processada, o aplicativo para iOS ou Android congela.

imagem 2 de WhatsApp cuidado com as ‘mensagens assustadoras’ que circulam no mensageiro

Fechar e abrir o mensageiro novamente não resolve o problema e, como solução imediata, o usuário pode se ver forçado a apagar os dados do aplicativo. No entanto, essa ação tem como consequência a perda de mensagens recentes, especialmente se o backup de conversas não estiver ativado.

O que fazer?

O WABetaInfo não menciona um método oficial para corrigir o bug, mas recomenda bloquear o remetente e apagar a mensagem através do WhatsApp Web. Caso não seja possível acessar o cliente web do mensageiro, a orientação é reinstalar o aplicativo. O site ainda sugere fazer o backup das conversas pelo menos uma vez por semana para garantir que conteúdos importantes sejam preservados desse tipo de situação.

Reduzindo os riscos

As mensagens capazes de travar o WhatsApp podem ser enviadas por qualquer pessoa, inclusive em grupos. Portanto, pode ser uma boa ideia configurar o WhatsApp para impedir que desconhecidos adicionem o seu número em grupos:

  • Abrir o WhatsApp e clicar no menu do canto superior direito > Configurações;
  • Nas telas seguintes, tocar em Conta > Privacidade > Grupos.
  • Por fim, escolher a opção ‘Meus contatos’ para limitar o recurso aos contatos do WhatsApp.

imagem 3 de WhatsApp cuidado com as ‘mensagens assustadoras’ que circulam no mensageiro

  1. WhatsApp Messenger

    WhatsApp Messenger

    O WhatsApp é um aplicativo de comunicação completo e gratuito que permite bater papo, enviar vídeos, imagens e notas de áudio aos contatos, inclusive para números internacionais, sem cobranças de tarifas extras.

WhatsApp: como fazer chamadas de voz e vídeo no PC
WhatsApp: como fazer chamadas de voz e vídeo no PC

Quem acessa o WhatsApp pelo computador já pode realizar chamadas de voz e vídeo através do cliente web ou aplicativo para PC. Para aprender a usar o recurso oferecido pelo popular mensageiro, continue lendo este tutorial. Pouco a pouco, a funcionalidade que habilita a realiza…

Como iniciar uma conversa secreta no Facebook Messenger
Como iniciar uma conversa secreta no Facebook Messenger

Quem prioriza a privacidade pode optar por manter conversas secretas do Messenger e enviar ou receber mensagens protegidas pela criptografia de ponta a ponta. A seguir, mostramos como tirar proveito deste recurso no Android. As conversas secretas do Messenger contam com cript…

Como usar o aplicativo Signal no Android
Como usar o aplicativo Signal no Android

Concorrente direto do WhatsApp e Telegram, o Signal é um aplicativo conhecido por oferecer privacidade máxima aos usuários. Para obter mais informações sobre este mensageiro gratuito e de código aberto, continue lendo este post. Origem do Signal Em 2010, a Whisper Systems lan…

Melhores aplicativos para fazer videoconferências gratuitamente
Melhores aplicativos para fazer videoconferências gratuitamente

Em tempos de pandemia, os aplicativos para videoconferências se tornaram ferramentas fundamentais para quem precisa organizar reuniões, webinares, palestras, aulas e outros eventos online. Para facilitar na hora da escolha, apresentamos neste post cinco opções estáveis, confi…