Como analisar os metadados para descobrir onde uma foto foi tirada

Em algumas situações, a localização das fotos pode ser salva por aplicativos e, neste tutorial, mostramos como recuperar essa informação através da leitura dos metadados.

O que são os metadados de uma fotografia?

Quando o assunto são os metadados das imagens, geralmente se faz referência aos dados EXIF, que reúnem informações técnicas sobre o arquivo, como a marca e modelo da câmera, data e hora da captura, tipo de compressão, entre outras características.

Se o GPS do smartphone estiver ativado, os dados EXIF podem inclusive registrar a localização geográfica exata de uma foto.

Quem pode visualizar a localização de uma foto?

Os metadados podem ser lidos por qualquer pessoa que tenha acesso à imagem, portanto, ao fazer o upload das selfies e outros cliques nas redes sociais, é importante considerar que os dados EXIF associados a essas imagens também serão compartilhados. Para evitar que isso aconteça, a dica é apagar os metadados antes de publicar fotos online.

Descobrindo a localização de uma imagem com a ajuda dos metadados

No PC, basta apenas ter uma cópia da foto em questão e clicar com o botão direito > Propriedades > Detalhes para conferir resolução, data e horário, entre outras informações.

imagem 2 de Como analisar os metadados para descobrir onde uma foto foi tirada

Em celulares Android, aplicativos como o Photo Exif Editor podem ser utilizados para ler, editar e apagar os metadados, bem como saber a geolocalização da fotografia em questão.

Para tanto, basta apenas abrir a imagem dentro do aplicativo e procurar pela opção ‘Geolocation’ para visualizar as coordenadas de GPS, quando disponíveis.

imagem 3 de Como analisar os metadados para descobrir onde uma foto foi tirada

Se a opção ‘Foto mapa’ for selecionada, o aplicativo mostrará diretamente no mapa a localização das fotos que possuírem a tag ‘Geo’.

imagem 4 de Como analisar os metadados para descobrir onde uma foto foi tirada

  1. Photo exif editor

    Photo exif editor

    Além de revelar os dados EXIF das fotos armazenadas na galeria do Android, esta ferramenta permite incluir e corrigir informações de imagens individuais ou em lotes através de uma interface amigável e de fácil manuseio.

Como criar um slideshow com música no Android
Como criar um slideshow com música no Android

O que acha de reunir aquelas fotos de momentos especiais em um slideshow com sua música favorita tocando ao fundo? Neste post, mostramos como criar apresentações surpreendentes para compartilhar com amigos ou em suas redes sociais. Muitas coisas que antes só podiam ser feitas…

Melhores aplicativos para editar fotos no Android
Melhores aplicativos para editar fotos no Android

Criar colagens perfeitas, transformar fotos em obras de arte ou monetizar imagens originais? Neste post, apresentamos aplicativos recheados de recursos e que podem fazer toda a diferença na hora de editar suas fotos. Em alguns momentos, bastam pequenos retoques; em outros, po…

Aplicativos permitem criar Deep Fakes no Android
Aplicativos permitem criar Deep Fakes no Android

Os deepfakes continuam em alta: a tecnologia que utiliza a Inteligência Artificial para substituir rostos em vídeos está ao alcance dos usuários e, neste post, mostramos como criar montagens realistas com a ajuda de aplicativos para Android. Se usadas com fins de entretenimen…