Privacidade: como ocultar perfis nas redes sociais

imagem topo

As redes sociais são ambientes que permitem fazer novos amigos, mas que eventualmente podem nos conectar a trolls e haters. Pensando nisso, reunimos neste post algumas sugestões para limitar o acesso a conteúdos e proteger os perfis do Instagram, Twitter e Facebook.

Cyberbullying nas redes sociais

Em uma pesquisa realizada com jovens de 30 países e divulgada pelo UNICEF, Instagram, Twitter e Facebook foram citados como locais onde o bullying online ocorre com frequência. Enquanto as discussões acerca do combate à violência virtual avançam, podemos adotar algumas medidas de proteção, tais como as ações propostas a seguir.

Manter o perfil no modo privado

Posts de contas públicas permanecem visíveis para todos, enquanto o perfil de uma conta privada pode ser acessado apenas por seguidores previamente aprovados pelo proprietário. Logo abaixo, é possível conferir o passo a passo para alterar as configurações das contas nas três redes sociais.

Configurando a conta como privada no Instagram

  • No perfil do Instagram, clique no menu do canto superior direito > Configurações
  • Clicar em Privacidade > Privacidade da contatos
  • Em Conta privada, deslize o botão para a direita.

Instagram privado

O perfil e os posts não serão mais listados na busca, mas suas curtidas e comentários em posts de amigos ainda podem ser vistos por outros usuários.

Configurando a conta como privada no Twitter

  • Na página inicial, clicar na foto do perfil > Configurações e privacidade
  • Selecionar Privacidade e segurança
  • Deslizar para a direita o botão da opção Proteger seus Tweets.

Privacidade Twitter
Na mesma tela, é possível encontrar a opção Visibilidade e contatos. Para evitar que o perfil do Twitter seja encontrado por alguém que saiba o seu endereço de e-mail ou telefone, basta desmarcar as opções listadas abaixo de Visibilidade.

Privacidade Twitter 2

Alterando as configurações do Facebook

Não encontramos um modo de remover o perfil do Facebook das buscas feitas dentro da própria rede social, mas as atualizações publicadas podem permanecer restritas aos contatos:

Comece clicando na seta do canto superior direito > Configurações. No menu da tela seguinte, localize a opção Privacidade para definir quem pode ver as publicações futuras, analisar marcações de amigos, limitar públicos, envios de solicitações de amizades, entre outras funcionalidades.

Privacidade Facebook

Dicas extras

  • Se a prioridade for manter a segurança online, considere aceitar apenas os pedidos de amizade de pessoas conhecidas na vida real, para assim reduzir as chances de contato com hackers e outros tipos de ameaças.
  • Evite utilizar o mesmo nome de usuário e foto em vários sites, pois essas informações podem ser usadas para localizar perfis nas redes sociais.
  1. Instagram

    Instagram

    Através do Instagram, os usuários podem compartilhar momentos, utilizar filtros e bordas para editar fotos e interagir com amigos em tempo real.

  2. Twitter

    Twitter

    O Twitter dá acesso a notícias e atualizações publicadas por amigos, permitindo também o envio de mensagens diretas, retweets e listas.

  3. Facebook

    Facebook

    Com o Facebook para Android, os usuários podem gerenciar a conta da rede social através do smartphone, atualizar o perfil, compartilhar fotos e vídeos.

WhatsApp: como transferir as conversas entre iOS e Android
WhatsApp: como transferir as conversas entre iOS e Android

Anunciada durante o evento Samsung Galaxy Unpacked que aconteceu neste mês de agosto, a função que permite transferir o histórico de conversas entre plataformas deve facilitar a vida de quem utiliza o WhatsApp e precisa migrar os chats do iOS para um aparelho com o sistema An…

Como enviar figurinhas de selfies no Instagram
Como enviar figurinhas de selfies no Instagram

Resultado da combinação entre boomerang, emoji e selfies, as figurinhas de selfies estão entre as opções incorporadas recentemente ao Instagram. Neste tutorial, mostramos como compartilhar stickers personalizados em poucos instantes. Se você já recebeu uma figurinha de selfie…

Como mudar o tema dos chats do Instagram no Android
Como mudar o tema dos chats do Instagram no Android

Atualizações recentes do Instagram trouxeram novidades interessantes como a possibilidade de personalizar conversas com temas coloridos. A seguir, mostramos como funciona o novo recurso da rede social. Enquanto a interface do Instagram pode ser customizada com os temas claro …

Como ocultar a contagem de curtidas no Instagram
Como ocultar a contagem de curtidas no Instagram

O Instagram voltou a mostrar ao número de likes e visualizações em posts de muitos usuários, mas quem não curtiu a atualização pode desabilitar a função nas configurações do aplicativo. Para aprender a ocultar a contagem de curtidas em publicações no Instagram, continue lendo…

Como receber alertas de acessos não reconhecidos no Facebook
Como receber alertas de acessos não reconhecidos no Facebook

Usuários do Facebook podem configurar o recebimento de alertas sempre que ocorrer uma tentativa de login em dispositivo ou navegador web não reconhecido. A seguir, mostramos como tirar proveito desse recurso para aumentar a segurança da conta na rede social. O Facebook conta …