Privacidade: como ocultar perfis nas redes sociais

imagem topo

As redes sociais são ambientes que permitem fazer novos amigos, mas que eventualmente podem nos conectar a trolls e haters. Pensando nisso, reunimos neste post algumas sugestões para limitar o acesso a conteúdos e proteger os perfis do Instagram, Twitter e Facebook.

Cyberbullying nas redes sociais

Em uma pesquisa realizada com jovens de 30 países e divulgada pelo UNICEF, Instagram, Twitter e Facebook foram citados como locais onde o bullying online ocorre com frequência. Enquanto as discussões acerca do combate à violência virtual avançam, podemos adotar algumas medidas de proteção, tais como as ações propostas a seguir.

Manter o perfil no modo privado

Posts de contas públicas permanecem visíveis para todos, enquanto o perfil de uma conta privada pode ser acessado apenas por seguidores previamente aprovados pelo proprietário. Logo abaixo, é possível conferir o passo a passo para alterar as configurações das contas nas três redes sociais.

Configurando a conta como privada no Instagram

  • No perfil do Instagram, clique no menu do canto superior direito > Configurações
  • Clicar em Privacidade > Privacidade da contatos
  • Em Conta privada, deslize o botão para a direita.

Instagram privado

O perfil e os posts não serão mais listados na busca, mas suas curtidas e comentários em posts de amigos ainda podem ser vistos por outros usuários.

Configurando a conta como privada no Twitter

  • Na página inicial, clicar na foto do perfil > Configurações e privacidade
  • Selecionar Privacidade e segurança
  • Deslizar para a direita o botão da opção Proteger seus Tweets.

Privacidade Twitter
Na mesma tela, é possível encontrar a opção Visibilidade e contatos. Para evitar que o perfil do Twitter seja encontrado por alguém que saiba o seu endereço de e-mail ou telefone, basta desmarcar as opções listadas abaixo de Visibilidade.

Privacidade Twitter 2

Alterando as configurações do Facebook

Não encontramos um modo de remover o perfil do Facebook das buscas feitas dentro da própria rede social, mas as atualizações publicadas podem permanecer restritas aos contatos:

Comece clicando na seta do canto superior direito > Configurações. No menu da tela seguinte, localize a opção Privacidade para definir quem pode ver as publicações futuras, analisar marcações de amigos, limitar públicos, envios de solicitações de amizades, entre outras funcionalidades.

Privacidade Facebook

Dicas extras

  • Se a prioridade for manter a segurança online, considere aceitar apenas os pedidos de amizade de pessoas conhecidas na vida real, para assim reduzir as chances de contato com hackers e outros tipos de ameaças.
  • Evite utilizar o mesmo nome de usuário e foto em vários sites, pois essas informações podem ser usadas para localizar perfis nas redes sociais.
  1. Instagram

    Instagram

    Através do Instagram, os usuários podem compartilhar momentos, utilizar filtros e bordas para editar fotos e interagir com amigos em tempo real.

  2. Twitter

    Twitter

    O Twitter dá acesso a notícias e atualizações publicadas por amigos, permitindo também o envio de mensagens diretas, retweets e listas.

  3. Facebook

    Facebook

    Com o Facebook para Android, os usuários podem gerenciar a conta da rede social através do smartphone, atualizar o perfil, compartilhar fotos e vídeos.

Como mandar áudios em visualização única no WhatsApp
Como mandar áudios em visualização única no WhatsApp

Para aqueles que não querem que as mensagens de áudio fiquem postadas de forma definitiva no aplicativo de mensagens, descubra como enviar mensagens temporárias no WhatsApp. Para ser um dos principais aplicativos de mensagens via telefone celular do mundo, é importante manter…

Como editar mensagens enviadas no Telegram
Como editar mensagens enviadas no Telegram

Se você enviou uma mensagem pelo Telegram e precisa editá-la, continue lendo este artigo e confira como realizar esta tarefa. Todos os usuários de aplicativos de mensagens, com certeza, já passou por algum constrangimento e até arrependimento por ter enviado alguma mensagem q…

Como ter sua conta verificada no Telegram
Como ter sua conta verificada no Telegram

Se você tem interesse em ter sua conta verificada no Telegram e não sabe como obter este serviço, continue lendo este artigo e descubra como conseguir transformar sua conta. O aplicativo de mensagens Telegram está sempre em busca de proporcionar aos seus usuários melhorias pa…

Como ativar o WhatsApp sem código de verificação
Como ativar o WhatsApp sem código de verificação

Está precisando ativar o WhatsApp, mas está sem ter como receber o código de ativação? Confira todas as informações sobre acesso ao aplicativo neste post. O aplicativo de mensagens instantâneas mais famoso do mundo busca sempre prezar pela segurança de todos os seus usuários.…

Melhores aplicativos de IA para baixar em seu Android
Melhores aplicativos de IA para baixar em seu Android

Se você está sempre de olho nas tendências tecnológicas, continue neste artigo e confira os melhores apps de Inteligência Artificial para turbinar o seu Android. Por mais que saibamos que o ser humano é quem programa as máquinas, os sistemas de Inteligência Artificial vêm gan…