WhatsApp: como criar um bloco de notas dentro do mensageiro

imagem topo

Sabia que o WhatsApp pode ser usado para salvar anotações? Para conferir detalhes sobre esta possibilidade do aplicativo, continue lendo este tutorial.

Notas pessoais sempre à mão

O WhatsApp está presente na rotina de muitos usuários, então por que não aproveitá-lo para salvar lembretes, listas de compras o qualquer outro tipo de informação? A vantagem de criar este bloco de notas improvisado é que ele pode ser usado para armazenar não apenas mensagens de texto, mas também notas de voz, áudios, vídeos, documentos e qualquer outro arquivo que possa ser enviado através do WhatsApp.

Guardando notas dentro do mensageiro

O bloco de notas será criado a partir de uma conversa em grupo. Comece clicando no menu do canto superior direito > Novo grupo;

Criar bloco de notas 1

Para dar continuidade ao processo, será preciso adicionar pelo menos um participanteatribuir um nome ao grupo.

Criar bloco de notas 2

Agora que o grupo foi criado, basta remover o contato adicionado na etapa de criação para tornar as anotações pessoais.

A dica para acessar a conversa rapidamente é clicar sobre o grupo para selecioná-lo e pressionar o ícone em forma de ‘alfinete’ para fixar o grupo no topo da lista de chats.

Criar bloco de notas 3

Se preferir, pode também criar um atalho para acessar o grupo a partir da tela inicial:

Abra a conversa e clique nos três pontos do canto direito da tela > Mais > Adicionar atalho.

Criar bloco de notas 4

Vantagens do bloco de notas no WhatsApp

Anotações antigas podem ser localizadas rapidamente

Basta clicar no menu do canto direito > Buscar e utilizar a caixa de pesquisa para encontrar o que procura em poucos instantes.

As notas podem ser exportadas

Novamente a partir do menu do canto superior direito, clicar em Mais > Exportar conversa. Esse processo permitirá encaminhar todo o conteúdo por e-mail, salvá-lo no Google Drive, entre outros.

Criar bloco de notas 5

As mensagens e arquivos podem ser acessados no PC

Através do WhatsApp Web, o usuário pode visualizar e salvar conteúdos salvos no grupo:

No computador ou notebook, acessar o WhatsApp Web. A página exibe um código QR, que deve ser escaneado a partir do aplicativo instalado no Android para a liberação do acesso.

WhatsApp Web

Com o aplicativo aberto na tela principal, clicar nos três pontos do canto superior direito > WhatsApp Web e apontar o smartphone para o código QR exibido no computador.

Dá para criar blocos específicos sobre diferentes assuntos

O processo pode ser repetido tantas vezes quantas forem necessárias para manter anotações sobre trabalho, estudos ou quaisquer outros temas em grupos separados.

  1. WhatsApp Messenger

    WhatsApp Messenger

    O WhatsApp Messenger permite enviar vídeos, imagens, notas de áudio, documentos e figurinhas aos contatos, além de realizar chamadas de áudio e vídeo, sem cobranças de tarifas extras.

WhatsApp: como fazer chamadas de voz e vídeo no PC
WhatsApp: como fazer chamadas de voz e vídeo no PC

Quem acessa o WhatsApp pelo computador já pode realizar chamadas de voz e vídeo através do cliente web ou aplicativo para PC. Para aprender a usar o recurso oferecido pelo popular mensageiro, continue lendo este tutorial. Pouco a pouco, a funcionalidade que habilita a realiza…

Como iniciar uma conversa secreta no Facebook Messenger
Como iniciar uma conversa secreta no Facebook Messenger

Quem prioriza a privacidade pode optar por manter conversas secretas do Messenger e enviar ou receber mensagens protegidas pela criptografia de ponta a ponta. A seguir, mostramos como tirar proveito deste recurso no Android. As conversas secretas do Messenger contam com cript…

Como usar o aplicativo Signal no Android
Como usar o aplicativo Signal no Android

Concorrente direto do WhatsApp e Telegram, o Signal é um aplicativo conhecido por oferecer privacidade máxima aos usuários. Para obter mais informações sobre este mensageiro gratuito e de código aberto, continue lendo este post. Origem do Signal Em 2010, a Whisper Systems lan…

Melhores aplicativos para fazer videoconferências gratuitamente
Melhores aplicativos para fazer videoconferências gratuitamente

Em tempos de pandemia, os aplicativos para videoconferências se tornaram ferramentas fundamentais para quem precisa organizar reuniões, webinares, palestras, aulas e outros eventos online. Para facilitar na hora da escolha, apresentamos neste post cinco opções estáveis, confi…