Segurança: como verificar se suas senhas são vulneráveis

imagem topo

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar sobre vazamentos de senhas na internet. Como medida de proteção, o Google oferece um recurso que ajuda a identificar credenciais expostas em possíveis falhas na segurança de sites e bancos de dados, o “Check-up de senha”.

Gerenciando senhas através da conta do Google

Antes disponível em forma de extensão, o Check-up de senha foi integrado à conta do Google e pode ser acessado via aplicativo ou navegador, no PC ou dispositivo móvel. A ferramenta analisa os dados salvos no gerenciador de senhas, comparando-os a milhões de contas que tiveram suas senhas descobertas em vazamentos de dados. Esse tipo de varredura também é feita por outros sites, a exemplo do “Have I been pnewed?”.

HaveIbeenpnewed

Ao identificar vulnerabilidades, o Google recomenda a alteração da senha em questão; as orientações também podem se aplicar a senhas reutilizadas e aquelas consideradas fracas ou fáceis de adivinhar. Para efetuar a verificação no Android:

Abra o aplicativo do Google e clique na imagem de perfil (o avatar no canto superior direito da tela) > Gerenciar sua Conta do Google;

No painel principal, selecione a aba “Segurança” e procure por Fazer login em outros sites > Gerenciador de senhas.

Pelo navegador, basta ir até https://passwords.google.com/ > Check-up de senha > Verificar senhas.

O Google pedirá a confirmação de identidade antes de conceder acesso à análise que inclui os seguintes tópicos:

Check-up de senha

Senhas comprometidas: indica que uma ou mais senhas foram encontradas em listas de senhas roubadas de sites com brechas de segurança. A orientação nesses casos é a alteração imediata da senha.

Senhas reutilizadas: o Google recomenda senhas únicas para cada site ou aplicativo para evitar que uma única senha obtida seja usada em acessos não autorizados a diferentes contas.

Senha fraca: pode ser descoberta facilmente, o que representa risco para o usuário. O suporte do Google também fornece dicas de segurança para auxiliar na criação de uma senha forte.

Como descobrir se alguém bloqueou você no Telegram
Como descobrir se alguém bloqueou você no Telegram

Se você acredita que alguém bloqueou você no Telegram, confira as dicas a seguir para confirmar ou desfazer suas suspeitas em poucos instantes. Enquanto tenta oferecer a melhor experiência para os usuários, a plataforma do Telegram oferece recursos de segurança e privacidade …

Tudo o que você precisa saber sobre sua privacidade no TikTok
Tudo o que você precisa saber sobre sua privacidade no TikTok

O TikTok conta com configurações que podem limitar a exposição de informações pessoais na plataforma. Para saber mais sobre o assunto, continue lendo este post. Para criar um perfil no TikTok, você pode usar o número de telefone, endereço de e-mail ou fazer login com sua cont…

Como saber se você recebeu uma localização falsa no WhastApp
Como saber se você recebeu uma localização falsa no WhastApp

Se você recebeu a localização de um contato, mas receia que a informação não é verdadeira, confira a tutorial com uma dica rápida que pode ajudar a solucionar a sua dúvida. Quem usa o WhatsApp sabe que o popular aplicativo de envio e recebimento de mensagens permite compartil…

Como enviar arquivos grandes pelo WhatsApp
Como enviar arquivos grandes pelo WhatsApp

Se você precisa enviar um arquivo importante pelo WhatsApp, mas não consegue porque é grande demais, confira nesse post as soluções para este problema. Além de funcionar bem como aplicativo de envio e recebimento de mensagens, o WhatsApp pode ser usado para compartilhar arqui…