Segurança: como verificar se suas senhas são vulneráveis

imagem topo

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar sobre vazamentos de senhas na internet. Como medida de proteção, o Google oferece um recurso que ajuda a identificar credenciais expostas em possíveis falhas na segurança de sites e bancos de dados, o “Check-up de senha”.

Gerenciando senhas através da conta do Google

Antes disponível em forma de extensão, o Check-up de senha foi integrado à conta do Google e pode ser acessado via aplicativo ou navegador, no PC ou dispositivo móvel. A ferramenta analisa os dados salvos no gerenciador de senhas, comparando-os a milhões de contas que tiveram suas senhas descobertas em vazamentos de dados. Esse tipo de varredura também é feita por outros sites, a exemplo do “Have I been pnewed?”.

HaveIbeenpnewed

Ao identificar vulnerabilidades, o Google recomenda a alteração da senha em questão; as orientações também podem se aplicar a senhas reutilizadas e aquelas consideradas fracas ou fáceis de adivinhar. Para efetuar a verificação no Android:

Abra o aplicativo do Google e clique na imagem de perfil (o avatar no canto superior direito da tela) > Gerenciar sua Conta do Google;

No painel principal, selecione a aba “Segurança” e procure por Fazer login em outros sites > Gerenciador de senhas.

Pelo navegador, basta ir até https://passwords.google.com/ > Check-up de senha > Verificar senhas.

O Google pedirá a confirmação de identidade antes de conceder acesso à análise que inclui os seguintes tópicos:

Check-up de senha

Senhas comprometidas: indica que uma ou mais senhas foram encontradas em listas de senhas roubadas de sites com brechas de segurança. A orientação nesses casos é a alteração imediata da senha.

Senhas reutilizadas: o Google recomenda senhas únicas para cada site ou aplicativo para evitar que uma única senha obtida seja usada em acessos não autorizados a diferentes contas.

Senha fraca: pode ser descoberta facilmente, o que representa risco para o usuário. O suporte do Google também fornece dicas de segurança para auxiliar na criação de uma senha forte.

Melhores apps de nutrição para uma vida mais saudável
Melhores apps de nutrição para uma vida mais saudável

Use a tecnologia a seu favor e descubra os melhores aplicativos para manter a saúde em dia. Aplicativos voltados para a nutrição podem ser grandes aliados de quem está tentando manter uma vida mais saudável, sendo aconselhável para quem deseja fazer um processo de reeducação …

Como ver quem visualizou seus vídeos no Instagram
Como ver quem visualizou seus vídeos no Instagram

Hoje vamos descobrir se é possível ver os perfis que visualizaram seu vídeo no Insta. Uma das maiores redes sociais do mundo, o Instagram também é um universo visual encantador, onde histórias são contadas através de imagens, vídeos e sons únicos e interativos. Uma plataforma…

Melhores jogos tipo Hogwarts Legacy para Android
Melhores jogos tipo Hogwarts Legacy para Android

Encontre os melhores jogos similares ao incrível Hogwarts Legacy para o seu celular. Um dos mundos mais mágicos que já tivemos notícias é o mundo de Harry Potter, com bruxos, bruxas, técnicas de invisibilidade e de atravessar paredes, é um dos maiores universos dos cinemas e …

Como aparecer no explorar do Instagram
Como aparecer no explorar do Instagram

Aprenda neste artigo como aparecer no menu explorar do Insta e alcançar um público cada vez maior. Sabemos que o Instagram é uma das maiores plataformas de mídia social do mundo, onde pessoas de todos os tipos, preferências e partes do mundo podem compartilhar fotos e vídeos,…

Melhores autenticadores para aumentar a segurança do seu celular
Melhores autenticadores para aumentar a segurança do seu celular

Conheça os melhores apps autenticadores e garanta uma maior segurança para o seu smartphone. Segurança nunca é demais, ainda mais se estivermos falando da nossa vida online, local onde temos aplicativos de mensagens, e-mails e contas bancárias com dados que podem nos prejudic…