Como converter vídeos em GIFs no Android

imagem topo

Embora seja possível encontrar GIFs sobre praticamente qualquer tema online, há quem prefira compartilhar conteúdos originais. Por isso, apresentamos neste post algumas alternativas simples para converter vídeos em GIFs personalizados.

Fazendo a alegria da Web desde a década de 80

Criado em 1987 por Steve Wilhite, o GIF (Graphic Interchage Format) continua conquistando usuários de todas as idades. O formato permite a criação de animações, que podem ser usadas no bate-papo ou em postagens nas diversas plataformas, incluindo Facebook, Instagram, WhatsApp, Telegram e Tumblr.

GIF

Existem sites como o GICKR ou Makeagif que possibilitam a criação de GIFs online, enquanto os usuários de dispositivos Android podem contar com ferramentas específicas. Entre as mais populares está o GIPHY, aplicativo que conta com uma vasta biblioteca e também fornece opção para gerar GIFs gratuitamente.

Utilizando o GIPHY para criar GIFs

Após a instalação, o usuário terá que conceder permissões relacionadas a câmera e concordar com os termos do aplicativo. Feito isso, basta clicar no ‘+’ para ter acesso ao painel e poder adicionar adesivos, gravar ou selecionar um vídeo armazenado na galeria

GIPHY 1

Na tela seguinte, há opções para adicionar textos, efeitos, figurinhas e realizar cortes. Assim que a edição estiver concluída, basta clicar na seta para avançar e salvar o GIF ou fazer o upload para a galeria do GIPHY

GIPHY 2

Outros aplicativos que incluem opção para criar GIFs

Quem utiliza o WhatsApp, Telegram e o Gboard pode tirar proveito dos recursos oferecidos por esses apps para transformar vídeos em GIFs, que podem ser compartilhados nas conversas.

  1. GIPHY

    GIPHY

    O aplicativo GIPHY dá acesso a maior biblioteca de GIFs da internet, com opção para criar os próprios GIFs, adicionar emoticons animados e muito outros itens divertidos.

  2. WhatsApp Messenger

    WhatsApp Messenger

    WhatsApp Messenger permite o envio de vídeos, imagens, notas de áudio aos contatos, podendo também animar as conversas com figurinhas, emojis e GIFs animados, que podem ser feitos pelo próprio usuário através do aplicativo.

  3. Telegram

    Telegram

    Entre os recursos do Telegram, é possível destacar a opção para criar GIFs animados a partir de vídeos e compartilhá-los com amigos nas conversas.

  4. Gboard – o teclado do Google

    Gboard – o teclado do Google

    Além de bonito e elegante, o Gboard permite digitar textos com rapidez, usar o recurso de digitação por voz, dicionário para mais de 25 idiomas, sugestão, correção e predição de palavras, bem como a criação de GIFs animados.

WhatsApp Plus: o que é e como se diferencia do WhatsApp
WhatsApp Plus: o que é e como se diferencia do WhatsApp

O WhatsApp Plus é um aplicativo não-oficial que oferece uma série de recursos extras para usuários do popular mensageiro. Para conferir os prós e contras desta alternativa ao WhatsApp, continue lendo este post. Afinal, o que é WhatsApp Plus? O WhatsApp Plus é uma versão modif…

Melhores apps para ganhar dinheiro através do Android
Melhores apps para ganhar dinheiro através do Android

Ganhar dinheiro mexendo no celular? Se você acha que parece bom demais para ser verdade, saiba que existem aplicativos que realmente oferecem oportunidades para quem deseja obter renda extra nas horas livres ou trabalhar em casa como freelancer. Para conhecer algumas opções i…

O sensor de impressão digital não funciona: saiba o que fazer
O sensor de impressão digital não funciona: saiba o que fazer

O sensor de impressão digital foi incorporado à maioria dos smartphones e, como qualquer outro componente, pode apresentar falhas e erros. A seguir, listamos soluções para corrigir possíveis problemas e otimizar o funcionamento deste recurso no Android. O bloqueio por impress…