WhatsApp: como evitar vírus, spams e golpes
Com uma base de usuários tão ampla, o WhatsApp pode ser o veículo perfeito para a proliferação de spams e vírus. Para saber como identificar as ameaças mais comuns, continue lendo este post.
Ameaças disfarçadas
Tal como ocorre nos computadores, os vírus espalhados através do WhatsApp costumam ter como alvo dados pessoais ou bancários, que podem ser roubados por malwares que tiram proveito de vulnerabilidades do aplicativo ou chegam camuflados em mensagens com links externos. Por exemplo, ao se deparar com uma oferta aparentemente imperdível, o usuário pode cair na tentação de clicar na mensagem e dar início à instalação de um software malicioso.
Essas mensagens ainda podem aparecer em outros formatos, tais como sugerindo o download de atualização de segurança do WhatsApp, a instalação de apks infectados ou em pop-ups que solicitam informações confidenciais.
Características comuns de mensagens com links maliciosos, vírus, spams e golpes
- Textos com falhas gramaticais e erros ortográficos grosseiros
- Presença de links suspeitos
- Solicitação de informações pessoais (número do cartão de crédito, data de nascimento, etc.)
- Pedidos de encaminhamento de mensagens
- Promoções ou presentes mirabolantes
Como identificar um dispositivo infectado
Seria praticamente impossível enumerar todos os sinais, mas existem algumas situações nas quais é possível perceber que algo está errado. Entre os mais comuns, podemos citar:
- Anúncios que aparecem a todo momento, mesmo quando não há aplicativos rodando em primeiro plano
- Ao digitar um endereço, o usuário é redirecionado para uma página diferente
- Aumento do consumo dos recursos do dispositivo, a exemplo da bateria e franquia de dados
Medidas simples para se proteger de possíveis ameaças
A prevenção ainda é a forma mais simples para manter-se a salvo de conteúdos maliciosos, assim, a dica principal é usar o bom senso antes de clicar em mensagens estranhas, sempre evitando o que parecer ‘bom demais pra ser verdade’. Outras ações importantes incluem manter o WhatsApp atualizado e instalar um bom antivírus para obter proteção adicional.
Reportando mensagens suspeitas
Se encontrar algo que considere perigoso, o usuário conta com a opção de denunciar a mensagem a partir do próprio aplicativo. Para isso, basta clicar no menu do canto superior direito > Mais > Denunciar e informar a razão da denúncia.
WhatsApp Messenger
Através do WhatsApp, os usuários podem bater papo e enviar vídeos, imagens e notas de áudio, inclusive para números internacionais, sem cobranças de tarifas extras.