Como usar o Android como chave de segurança
A verificação em duas etapas está disponível há um bom tempo, mas, recentemente, o Google passou a permitir a utilização do Android como chave de segurança, o que representa maior proteção para contas pessoais. Neste tutorial, explicamos como tirar proveito deste recurso.
Segurança para contas do Google
A autenticação de dois fatores utiliza criptografia para implementar padrões FIDO que verificam a chave de segurança e o endereço da página de acesso, prevenindo ataques de phishing e invasões. Até bem pouco tempo, esse recurso estava disponível apenas para quem tinha adquirido as chaves de segurança Titan, mas a boa notícia é que a chave foi integrada ao Android 7.0 e em versões posteriores.
Para utilizar a chave de segurança integrada, os requisitos incluem computador com Bluetooth, navegador atualizado e sistema operacional compatível, tais como Chrome OS, Mac OS ou Windows 10.
Como adicionar a chave de segurança à conta do Google
- Vá até a página de segurança do Google
- Ative a verificação em duas etapas
- Role para baixo e localize ‘Escolher outra opção’
- Em seguida, selecione as opções Seu smartphone Android > Ativar
Como utilizar a chave de segurança integrada do smartphone
- Com o Bluetooth ativado, faça o login na conta do Google
- Verifique se há notificações no smartphone
- Toque na notificação e siga as orientações para confirmar o login
No momento, a verificação extra funciona apenas em dispositivos compatíveis e no acesso à contas do Google através do Chrome, mas ainda assim é um recurso poderoso para proteger a privacidade e os dados armazenados nelas.