Navegação anônima: como usar o modo incógnito no Android
Em tempos nos quais informação vale ouro, uma quantidade cada vez maior de usuários procura por alternativas para assegurar a própria privacidade online, e uma das formas mais comuns de fazer isso é acessando páginas no modo privado. Neste post, explicamos como utilizar este recurso e fornecemos dicas úteis sobre o tema.
Principais vantagens e alertas para principiantes
São inúmeros os motivos pelos quais os usuários não querem deixar rastros de atividades online. As ações executadas através da janela anônima não são registradas localmente, assim, detalhes sobre links visitados, cookies de sites ou downloads efetuados não precisam ser apagados do histórico e não podem ser visualizadas por quem utilizar o mesmo dispositivo posteriormente. No entanto, é fundamental ressaltar que o usuário não fica ‘completamente invisível’ online, isso quer dizer que os sites ainda podem identificar a origem do acesso através do endereço de IP.
O modo privado também pode ser útil em várias situações, tais como
- Ao comparar preços em lojas virtuais: os valores podem variar em função dos cookies, que são capazes de analisar e detectar a intenção de busca, interferindo nos resultados; acessando a mesma página no pela janela anônima, é possível conferir se as ofertas permanecem as mesmas.
- Para logar em contas diferentes ao mesmo tempo.
- Se desejar visualizar conteúdo ‘sensível’.
- Para evitar que o Google salve o histórico de navegação nas atividades da conta pessoal.
Para ativar o modo anônimo no Chrome, basta apenas abrir o navegador > clicar no menu do canto superior direito > Nova guia anônima.
Também é possível abrir um link exibido em página convencional na janela privada ao pressionar por alguns instantes o link/palavra linkada e selecionar a opção ‘Abrir em guia anônima’.
Quem prefere utilizar outras opções além do Chrome, existem navegadores mais específicos, que priorizam a privacidade online, tais como o Tor e o Firefox Focus.
E, já que estamos falando de privacidade, não podemos deixar de mencionar os VPNs, que podem ser utilizados junto com os navegadores anônimos e prometem impedir que páginas e provedores tenham acesso aos dados de navegação, além de possibilitar o acesso a conteúdos bloqueados no país.
Firefox Focus: O navegador da privacidade
O Firefox Focus oferece navegação privada automática, proporcionando acesso rápido, seguro e livre de anúncios.
Tor Browser (Alpha)
Alternativa segura para quem não quer deixar rastros, este navegador com criptografia que oferece proteção multicamadas e acesso livre a sites bloqueados no país.
ExpressVPN – VPN para Android
Durante os 7 dias do período de teste, usuários podem desfrutar de todos os recursos deste VPN gratuitamente e navegar com total privacidade através da web.