Saiba como resolver problemas comuns do Wi-Fi no Android

Wi-Fi1

Já passou pelo aborrecimento enfrentar oscilações ou simplesmente perder o acesso à internet, mesmo tendo Wi-Fi disponível? Em situações como essas, sugerimos deixar o pânico de lado e conferir as soluções propostas neste post.

O Wi-Fi não conecta: dicas básicas

A senha da rede foi digitada corretamente e tudo parece bem. No entanto, ainda não é possível conferir mensagens, jogar online ou mesmo abrir uma simples página web. Antes de pensar em ações mirabolantes, lembre-se de desabilitar e reativar o Wi-Fi (ou o modo avião) no menu de acesso rápido ou nas configurações. Neste ponto, outra possibilidade é reiniciar o smartphone.

Caso os procedimentos anteriores não funcionem, experimente desligar o roteador e aguardar alguns minutos para reiniciá-lo.

Se o problema com o Wi-Fi foi detectado depois de uma atualização do sistema Android, a sugestão é reiniciar o dispositivo no modo de segurança. Para isso:

  • Pressione o botão liga/desliga
  • Segure a opção ‘Desligar’ por alguns instantes
  • Selecione ‘Ok’ para reiniciar no modo de segurança
  • Já no modo de segurança, reinicie o aparelho

Não foi possível obter um endereço IP

A mensagem de autenticação é exibida infinitamente e você já não sabe o que fazer? Existem ferramentas como o fix wifi, que pode ajudar nessa tarefa. Após a instalação, o app solicita permissões de armazenamento e localização. Assim que forem concedidas, o app fornece relatório completo, no qual é possível visualizar o endereço de IP.

Wi-Fi2

O Wi-Fi conecta, mas o acesso é lento

Se estiver utilizando uma conexão pública, é bem provável que a lentidão seja resultado da quantidade de pessoas navegando simultaneamente. Em redes privadas, recomenda-se testar as velocidades de download, upload e ping com uma ferramenta segura para identificar possíveis problemas. Neste caso, utilizaremos o app Speedtest.net para analisar a conexão e verificar se a velocidade é a mesma prometida pelo provedor de internet.

Assim que conceder as permissões solicitadas pelo aplicativo, basta clicar em ‘Iniciar’ para executar o teste.

Wi-i3

O Wi-Fi desconecta sozinho

Talvez o Wi-Fi esteja configurado para desligar durante o modo de suspensão/inatividade. Na maioria dos aparelhos, essa opção pode ser alterada em Configurações > Wi-Fi > Menu do canto superior direito > Avançado.

Wi-Fi4

  1. fix wifi

    fix wifi

    Aliado na solução de problemas com conexões Wi-Fi, o fix wifi é uma alternativa gratuita e segura para corrigir erros antes de decidir pela formatação do smartphone.

  2. Speedtest.net

    Speedtest.net

    Em menos de 1 minuto, o Speedtest consegue testar a velocidade da internet, fornece informações sobre a estabilidade da conexão, permite simular a velocidade do download de arquivos e muito mais.

Melhores aplicativos de controle remoto para seu celular
Melhores aplicativos de controle remoto para seu celular

Conheça os melhores apps para controlar sua televisão a partir do seu telefone celular. A tecnologia não para de nos surpreender e de dialogar cada vez mais umas com as outras. Hoje em dia, não é surpresa controlar os mais diversos aparelhos de casa com o auxílio do seu celul…

Melhores jogos de Mahjong para o seu celular
Melhores jogos de Mahjong para o seu celular

Descubra o incrível mundo do Mahjong com os melhores jogos para o seu smartphone. O Mahjong é um jogo de tabuleiro de origem chinesa, posteriormente exportado e popularizado ao redor do mundo que envolve habilidade, estratégia e aquela boa quantidade de sorte. Ele é jogado po…

Melhores aplicativos de acesso remoto para Android
Melhores aplicativos de acesso remoto para Android

Acesse o seu computador a partir do seu telefone celular com esses aplicativos incríveis. Certamente, você já se imaginou controlando o seu computador a partir do seu telefone celular, o que pode ser extremamente prático e importante quando você está longe do seu desktop, ou …

Melhores apps de nutrição para uma vida mais saudável
Melhores apps de nutrição para uma vida mais saudável

Use a tecnologia a seu favor e descubra os melhores aplicativos para manter a saúde em dia. Aplicativos voltados para a nutrição podem ser grandes aliados de quem está tentando manter uma vida mais saudável, sendo aconselhável para quem deseja fazer um processo de reeducação …

Como ver quem visualizou seus vídeos no Instagram
Como ver quem visualizou seus vídeos no Instagram

Hoje vamos descobrir se é possível ver os perfis que visualizaram seu vídeo no Insta. Uma das maiores redes sociais do mundo, o Instagram também é um universo visual encantador, onde histórias são contadas através de imagens, vídeos e sons únicos e interativos. Uma plataforma…