Como parar aplicativos Android que rodam em segundo plano

bateriaandroid

Se perceber que a bateria do smartphone dura bem menos do que esperava e que o sistema está cada vez mais lento, a solução é analisar rapidamente a lista de aplicativos para desativar aqueles que rodam em segundo plano consumindo desnecessariamente os recursos do Android. 

Atualize o sistema Android

bateriaandroidsamsung

Ainda não tem o Android Oreo? Então, não perca mais tempo e atualize agora mesmo sistema. O Oreo conta com um recurso que limita os aplicativos de rodarem livremente em segundo plano, até mesmo as atualizações precisam ser programadas para consumirem pouca bateria.

Mas, atenção, apenas os aplicativos que seguem o mesmo padrão do Oreo são capazes de poupar a bateria do Android, por isso, atualize todos os aplicativos do sistema e fique de olho naqueles que burlaram as regras do Oreo para desativá-los manualmente.

Em alguns dispositivos, como os da Samsung, a tarefa é bem mais simples já que o sistema exibe a lista de aplicativos que consomem mais bateria, indicando inclusive a porcentagem de energia consumida num determinado período.  Basta, então, avaliar a utilidade do aplicativo antes de forçar a parada ou, até mesmo, excluí-lo.

Se não tiver um Samsung, basta realizar o processo manualmente. Através do menu de configurações, acesse a opção “aplicativos” para buscar apps desconhecidos que consomem recursos do Android. Em ambos os casos, vale ressaltar que os aplicativos e serviços do Google não devem ser desativados já que são responsáveis pelo bom funcionamento do smartphone.

Monitore de perto o sistema Android

RAM

A melhor forma de gerenciar o sistema Android é assumir o controle das ferramentas que funcionam em segundo plano. Para acessá-las, você deve ativar as opções do desenvolvedor. No menu geral do smartphone, clique em “configurações”, “sobre o telefone” e, em seguida, toque sete vezes ou mais na opção “número da versão” até aparecer uma notificação informando que as “opções de desenvolvedor” foram desbloqueadas.

O próximo passo é clicar em “estatísticas de processos” para checar todos os processos ativos no Android e a porcentagem de memória RAM que consomem. Vale ressaltar que alguns aplicativos ocupam espaço considerável da memória, mas nem por isso podem ser desativados já que são responsáveis pelo bom funcionamento do seu smartphone. A missão, agora, é saber quais aplicativos desativar.

Mais uma vez, todos os apps indicados como “Google” ou “Google Services” devem ser poupados. Por outro lado, aplicativos como players, mensageiros e jogos podem ser parados manualmente sem problemas. Para isso, vá até o menu de configurações, clique em “aplicativos” e “gerenciar aplicativos”. Selecione o app que quer desativar e clique em “forçar parada”. Para finalizar, não exclua aplicativos que integram a lista de apps do sistema Android. 

Achou o processo fácil ou complicado? Deixe um comentário, incluindo também sugestões de como poupar a bateria do Android!

Android: dicas para carregar a bateria do celular mais rápido
Android: dicas para carregar a bateria do celular mais rápido

Com o tempo de uso, é natural que a capacidade da bateria diminua e, quando isso acontece, conhecer alguns truques para carregá-la mais rápido pode ser de grande ajuda. A seguir, abordaremos aspectos a serem considerados na hora de carregar o dispositivo e também sugestões pa…

Melhores apps Android de janeiro 2019: UberEats e NoxCleaner
Melhores apps Android de janeiro 2019: UberEats e NoxCleaner

Quem estiver à procura de novos aplicativos para incrementar o smartphone ou tablet Android deve checar agora mesmo a seleção abaixo! Como acontece todos os meses, a Play Store surpreende mais uma vez seus usuários com aplicativos originais e, muitas vezes, úteis. Entre os de…

Como impedir que aplicativos Android acessem a sua localização
Como impedir que aplicativos Android acessem a sua localização

Na prática, compartilhamos a nossa localização com amigos e familiares sempre que necessário! Mas no momento de instalar um novo aplicativo, muitas vezes não temos paciência para ler as inúmeras permissões solicitadas e acabamos dando acesso não apenas a contatos e mensagens,…

Melhores apps de junho 2018: 9cam, Host Mail e Overdrop
Melhores apps de junho 2018: 9cam, Host Mail e Overdrop

Mesmo se você já tem uma lista de apps favoritos, não deixe de checar nossa seleção em busca de novidades e boas surpresas! Para quem curte checar a previsão do tempo, a dica é baixar o widget Overdrop que, além de multifuncional, tem uma interface minimalista e atraente. Aqu…

Como parar aplicativos Android que rodam em segundo plano
Como parar aplicativos Android que rodam em segundo plano

Se perceber que a bateria do smartphone dura bem menos do que esperava e que o sistema está cada vez mais lento, a solução é analisar rapidamente a lista de aplicativos para desativar aqueles que rodam em segundo plano consumindo desnecessariamente os recursos do Android.  At…