Como parar aplicativos Android que rodam em segundo plano
Se perceber que a bateria do smartphone dura bem menos do que esperava e que o sistema está cada vez mais lento, a solução é analisar rapidamente a lista de aplicativos para desativar aqueles que rodam em segundo plano consumindo desnecessariamente os recursos do Android.
Atualize o sistema Android
Ainda não tem o Android Oreo? Então, não perca mais tempo e atualize agora mesmo sistema. O Oreo conta com um recurso que limita os aplicativos de rodarem livremente em segundo plano, até mesmo as atualizações precisam ser programadas para consumirem pouca bateria.
Mas, atenção, apenas os aplicativos que seguem o mesmo padrão do Oreo são capazes de poupar a bateria do Android, por isso, atualize todos os aplicativos do sistema e fique de olho naqueles que burlaram as regras do Oreo para desativá-los manualmente.
Em alguns dispositivos, como os da Samsung, a tarefa é bem mais simples já que o sistema exibe a lista de aplicativos que consomem mais bateria, indicando inclusive a porcentagem de energia consumida num determinado período. Basta, então, avaliar a utilidade do aplicativo antes de forçar a parada ou, até mesmo, excluí-lo.
Se não tiver um Samsung, basta realizar o processo manualmente. Através do menu de configurações, acesse a opção “aplicativos” para buscar apps desconhecidos que consomem recursos do Android. Em ambos os casos, vale ressaltar que os aplicativos e serviços do Google não devem ser desativados já que são responsáveis pelo bom funcionamento do smartphone.
Monitore de perto o sistema Android
A melhor forma de gerenciar o sistema Android é assumir o controle das ferramentas que funcionam em segundo plano. Para acessá-las, você deve ativar as opções do desenvolvedor. No menu geral do smartphone, clique em “configurações”, “sobre o telefone” e, em seguida, toque sete vezes ou mais na opção “número da versão” até aparecer uma notificação informando que as “opções de desenvolvedor” foram desbloqueadas.
O próximo passo é clicar em “estatísticas de processos” para checar todos os processos ativos no Android e a porcentagem de memória RAM que consomem. Vale ressaltar que alguns aplicativos ocupam espaço considerável da memória, mas nem por isso podem ser desativados já que são responsáveis pelo bom funcionamento do seu smartphone. A missão, agora, é saber quais aplicativos desativar.
Mais uma vez, todos os apps indicados como “Google” ou “Google Services” devem ser poupados. Por outro lado, aplicativos como players, mensageiros e jogos podem ser parados manualmente sem problemas. Para isso, vá até o menu de configurações, clique em “aplicativos” e “gerenciar aplicativos”. Selecione o app que quer desativar e clique em “forçar parada”. Para finalizar, não exclua aplicativos que integram a lista de apps do sistema Android.
Achou o processo fácil ou complicado? Deixe um comentário, incluindo também sugestões de como poupar a bateria do Android!