Como apagar dados de um dispositivo Android perdido ou roubado

encontremeudispositivo

O que pode ser pior que perder ou ter o smartphone roubado? A resposta é simples, perder todos os contatos, fotos, vídeos e mensagens armazenados nele! Pior ainda é saber que, nos casos de roubo, alguém poderá acessar nossos dados pessoais, incluindo mensageiros, e-mails e outras informações confidenciais. Para evitar esse tipo de situação, a solução é apagar remotamente todos os dados do telefone! Se quiser saber como, confira nosso tutorial!

Enquanto ainda tem o Android, instale o app Find My Device!

O aplicativo Find My Device (ou Encontre meu Dispositivo) oferece ao usuário a opção de apagar remotamente todos os dados armazenados no smartphone.

  • Primeiro, instale o aplicativo Find My Device no aparelho móvel.
  • Clique em “Configurações Google”, “Segurança” e “Find My Device”.
  • Ative o aplicativo Find My Device.
  • Dê permissão para o aplicativo acessar o serviço de localização.

Vale ressaltar que o aplicativo Find My Device também pode ser instalado em tablets, mas caso tenha uma conta de usuário múltipla saiba que apenas o proprietário do tablet pode configurar as respectivas funções.

Também é importante não salvar nada importante no cartão SD, já que é impossível apagar o conteúdo do cartão SD remotamente, criar uma senha forte (numérica ou padrão) e investir num aplicativo como AirDroid que também permite excluir remotamente os dados, mas com a opção de transferir as informações mais importantes antes de eliminar tudo!

Como apagar remotamente os dados Android

localizarmeudispositivo

O smartphone sumiu! Hora de entrar em ação e colocar o Find My Device para trabalhar! O primeiro passo é acessar o aplicativo, que pode ser através de um outro dispositivo móvel ou do site.

Assim que realizar o login, o app Find My Device vai tentar localizar o aparelho perdido ou roubado. Caso o smartphone esteja ligado, você poderá visualizar a localização num mapa e selecionar uma das seguintes opções: reproduzir som, bloquear ou limpar. Se o Android estiver desligado, o app comunicará a localização assim que o celular se conectar a uma rede Wi-Fi ou de dados.

Dicas antes de apagar o conteúdo do Android

Antes de apagar tudo, procure bem seu smartphone que pode estar escondido em algum canto da casa ou do carro. Uma solução, é usar no Find My Device a função que vai fazer o Android tocar na potência máxima por cinco minutos ininterruptos! Tempo suficiente para você encontrá-lo!

Outra opção, talvez não muito eficiente no caso de roubo, é mudar a senha do bloqueio de tela por uma mensagem como “por favor, me ligue”… não hesite em oferecer uma recompensa para aumentar suas chances de sucesso!

Se nada funcionar, apague os dados!

A opção “apagar” do Find My Device vai limpar completamente o smartphone ou tablet, restaurando as configurações de fábrica do dispositivo. Apenas o cartão SD permanecerá intacto, por isso, não salve nada importante nele! Se o smartphone estiver desligado, o app apagará o conteúdo assim que ele for ligado!

O Find My Device não se conecta, o que fazer?

Se não conseguir conectar o Find My Device, você tentar duas outras soluções. Se tiver o serviço de localização ativado no smartphone, é possível usar o Google Maps para checar o histórico de localização. O Maps talvez não mostre exatamente a localização atual do celular, mas vai exibir os locais por onde ele passou. A segunda solução é usar um aplicativo como o Android Lost que funciona muito bem nos aparelhos mais antigos e pode ser instalado remotamente.

Conhece um outro meio eficaz de localizar dispositivos perdidos ou roubados? Compartilhe conosco a sua opinião!

  1. Gerenciador de disp. Android

    Gerenciador de disp. Android

    Um eficiente aplicativo que permite não apenas localizar remotamente através do PC dispositivos Android associados à conta Google, como também limpar o conteúdo! App Grátis.

Renove a decoração com os melhores apps para Android
Renove a decoração com os melhores apps para Android

Em busca de inspiração para mobiliar ou decorar seu imóvel? Então, não deixe de conferir os recursos dos aplicativos listados a seguir. Antes de reformar ou renovar a sua casa ou apartamento, que tal usar a tecnologia a seu favor para planejar cada detalhe dos ambientes inter…

Melhores apps para testar a velocidade da internet em casa
Melhores apps para testar a velocidade da internet em casa

Para ter certeza de que a velocidade da internet contratada é a mesma que chega à sua residência, basta instalar um dos aplicativos listados neste post. Uma conexão rápida e estável faz toda a diferença na hora de acessar as redes sociais, fazer videochamadas para amigos e fa…

Aplicativos de VPN gratuitos que você precisa conhecer
Aplicativos de VPN gratuitos que você precisa conhecer

Em busca de um aplicativo de VPN gratuito para instalar no Android? Então, não deixe de conferir as sugestões listadas a seguir. Quem procura por uma VPN gratuita deseja navegar com total privacidade e acessar conteúdos bloqueados no país, sem ter que desembolsar o valor de u…

Antivírus: melhores aplicativos para celulares Android
Antivírus: melhores aplicativos para celulares Android

Para navegar na internet com segurança, é importante se proteger das ameaças e malwares com um bom antivírus. Neste post, trazemos cinco opções para instalar hoje mesmo no Android. Com a popularização dos computadores, passamos a ouvir falar dos antivírus, programas capazes d…