Como impedir apps de funcionarem em segundo plano
Se ultimamente tem notado que o smartphone anda lento e a bateria não dura tanto quanto antes, então, chegou a hora de analisar alguns processos dentro dispositivo móvel e, também, desativar aplicativos que funcionam secretamente em segundo plano.
Capacite o modo desenvolvedor
A melhor forma de ganhar controle sobre alguns processos do Android é monitorar de perto seu sistema interno. Para isso, basta capacitar algumas opções do modo desenvolvedor.
No Android Marshmallow, por exemplo, basta acessar “settings”, “about” e clicar no “build number” até ser notificado que o “modo desenvolvedor” foi desbloqueado.
Em seguida, confira o menu “processes” ou “process Stats”, clicando em “settings”, “developer options”, “process”. Você poderá checar os processos que estão rodando no smartphone e, também, a quantidade de memória RAM que está usando.
Qual app devo ou não desativar?
Antes de desativar os apps que mais consomem memória RAM, lembre-se que alguns deles são vitais para o bom funcionamento do Android. Por isso, muito cautela e bom senso nesse momento!
Vale ressaltar que todos os aplicativos indicados como Google Services ou Google não devem ser desativados manualmente, por outro lado, players de música e apps como Facebook Pages Manager e Kik podem ser desativados sem problema algum.
Para desativar um app manualmente a partir da lista de processos, basta acessar “settings”, “developer options”, “processes” e clicar na opção “stop”. Para desinstalar ou forçar encerramento, você deve acessar o app através da lista de aplicativos.
Como fazer a bateria durar mais
Ao invés de checar o consumo de bateria analisando cada aplicativo, acesse “settings” e “battery” para conferir quais aplicativos consomem mais energia. Depois, basta decidir aqueles que quer desativar ou não, sempre pensando na utilidade deles.
E ai? Curtiu as dicas? Partilhe conosco outras soluções para otimizar o Android!