Como usar o smartphone Android como roteador WiFi

Você já ficou sem internet num momento crucial? Se a resposta for afirmativa, então confira o tutorial abaixo para saber como transformar o Android num roteador WiFi para conectar o tablet ou laptop à internet sempre que precisar!

Screen-Shot-2015-12-14-at-17.41.35

O processo, conhecido como “tethering”, nada mais é que usar a rede 3G do smartphone como roteador WiFi (WiFi Hotspot).  O “tethering” tornou-se opção nos dispositivos Android de versão 2.2 ou superior. Usuários com smartphones de versão 2.1 ou inferior terão que baixar um aplicativo hotspot. 

Como capacitar o roteador WiFi no Android 

Screen-Shot-2015-12-14-at-17.43.13

  • O primeiro passo é checar o contrato da operadora. Enquanto algumas operadoras permitem usar o hotspot gratuitamente, outras cobram uma pequena taxa. Aproveite para conferir o limite de dados do seu plano se não quiser acabar com uma conta estratosférica no fim do mês.
  • Quando tiver certeza que o “tethering” não vai arruiná-lo financeiramente, então clique em “Setting”.
  • Selecione a opção “Wireless & Networks” e, em seguida,  “More”.
  • Clique na opção “Tethering & Portable Hotspot”.

Se estiver capacitando o roteador WiFi pela primeira vez no dispositivo móvel, selecione “Configure Portable WiFi Hotspot” para definir os seguintes passos:

  • Network SSID – Esse é o nome da sua rede que aparecerá na lista de conexões wireless disponíveis na área.
  • Security – Sempre selecione a opção WPA2 PSK.
  • Hotspot Frequency Band – A configuração padrão será de 2.4 GHz, mas é possível incrementar a rede WiFi configurando-a para 5 GHz.
  • Password – Sempre defina uma senha de acesso à rede para impedir que terceiros roubem seu sinal e, o mais importante, para não acabar com uma conta de telefone milionária.
  • Quando finalizar a configuração, selecione a opção “Portable WiFi Hotspot” para capacitar o roteador.

Para ficar de olho na quantidade de dados que está usando, clique em “Data Usage”. Também não esqueça de desabilitar o hotspot assim que sair da internet. 

Pronto! Agora você só precisa conectar seu laptop ou tablet à rede para usufruir de acesso rápido e seguro à internet!

Melhores aplicativos de controle remoto para seu celular
Melhores aplicativos de controle remoto para seu celular

Conheça os melhores apps para controlar sua televisão a partir do seu telefone celular. A tecnologia não para de nos surpreender e de dialogar cada vez mais umas com as outras. Hoje em dia, não é surpresa controlar os mais diversos aparelhos de casa com o auxílio do seu celul…

Melhores aplicativos de acesso remoto para Android
Melhores aplicativos de acesso remoto para Android

Acesse o seu computador a partir do seu telefone celular com esses aplicativos incríveis. Certamente, você já se imaginou controlando o seu computador a partir do seu telefone celular, o que pode ser extremamente prático e importante quando você está longe do seu desktop, ou …

Melhores apps de wallpaper HD para destacar o seu celular
Melhores apps de wallpaper HD para destacar o seu celular

Descubra os melhores papéis de parede para dar uma nova cara ao seu smartphone. Não é novidade para ninguém que um papel de parede bonito, elegante e único é capaz de dar uma vida completamente diferente a um telefone celular. É impossível negar a satisfação de abrir a tela p…

Melhores autenticadores para aumentar a segurança do seu celular
Melhores autenticadores para aumentar a segurança do seu celular

Conheça os melhores apps autenticadores e garanta uma maior segurança para o seu smartphone. Segurança nunca é demais, ainda mais se estivermos falando da nossa vida online, local onde temos aplicativos de mensagens, e-mails e contas bancárias com dados que podem nos prejudic…

Como ver mensagens no Instagram sem mostrar a visualização
Como ver mensagens no Instagram sem mostrar a visualização

Aprenda a melhor forma de visualizar o direct do Instagram sem conceder a confirmação do visto. Quando recebemos algum texto em uma rede social ou em algum aplicativo de conversas, podemos não dispor do tempo necessário para responder e começar um bate papo um pouco mais long…