Como fazer downgrade do aplicativo depois da atualização

Conhece a expressão “o tiro saiu pela culatra”? Pois é exatamente isso que acontece quando alguém atualiza um aplicativo pensando em melhorar o serviço e o resultado é exatamente o contrário! Exemplo? Uma função que você adorava na versão anterior é substituída por outra, digamos, não tão eficiente.

Quando isso ocorre, a melhor solução é fazer um downgrade do aplicativo! O processo não é simples, mas ainda assim  é possível retornar à versão antiga do app seguindo as dicas abaixo!

Opção 1: Faça backup antes de atualizar o aplicativo

helium

Com a atualização, o dispositivo Android não salva o arquivo APK dos aplicativos automaticamente. Sim, infelizmente para recuperar o app diretamente no smartphone um backup é fundamental.

A forma mais fácil de garantir o backup automático é através de aplicativos como Helium App Sync and Backup que, além de fazer cópias segurança dos aplicativos, também ajuda a restaurá-los.

Opção 2: Restaurar a versão anterior depois da atualização

appdowner

Para retornar à versão anterior do seu aplicativo favorito você precisa:

  • Permitir a instalação a partir de “unknown sources“.
  • Rootear” o dispositivo Android.

Depois basta baixar um app como o APK for AppDowner, que é totalmente gratuito, para restaurar a versão antiga do aplicativo que selecionar.

O usuário também precisa navegar na web em busca do APK do respectivo app checando sites como Android Drawer e F-Droid. É óbvio que existem muitos outros sites que armazenam versões anteriores dos aplicativos, por isso é importante tomar cuidado extra, especialmente para baixar apps fora do Google Play. 

Preparado para recuperar a versão preferida do seu app?

  1. Helium - App Sync and Backup

    Helium – App Sync and Backup

    Faça cópias de segurança de apps e arquivos importantes no cartão SD ou na nuvem para evitar surpresas desagradáveis. App Grátis.

Como adicionar botões de ação no seu Instagram
Como adicionar botões de ação no seu Instagram

Torne seu Instagram uma página mais completa utilizando botões de ação fáceis e práticos de usar. Criado como uma rede voltada ao compartilhamento de fotos e momentos marcantes da vida, o Instagram não para de evoluir e se atualizar de acordo com as demandas e tendências que …

Como mandar mensagens para múltiplos contatos no WhatsApp
Como mandar mensagens para múltiplos contatos no WhatsApp

Aprenda a mandar uma mesma mensagem para vários amigos do WhatsApp ao mesmo tempo com o tutorial que preparamos. Dispensando apresentações, o WhatsApp é um dos maiores aplicativos de mensagens instantâneas da internet, acumulando mais de dois bilhões de usuários no mundo inte…

Como baixar áudios do Instagram
Como baixar áudios do Instagram

Venha conosco e descubra a maneira mais fácil de baixar seus áudios favoritos do Insta. Sabemos que o Instagram é uma das maiores plataformas de redes sociais da web, sendo um fenômeno de referência em multimídia, com um público que já passa dos milhões diariamente e com poss…

Descubra como usar o TikTok Shop
Descubra como usar o TikTok Shop

Sempre de olho nas tendências, o TikTok lançou sua própria plataforma de e-commerce e, neste artigo, mostraremos tudo que se sabe a respeito dessa nova função. O TikTok vem sempre buscando inovações para seus usuários. A plataforma pode ser vista como uma janela mágica para u…

Como limitar seu tempo de tela no TikTok
Como limitar seu tempo de tela no TikTok

Pensando no seu bem-estar, o TikTok agora lhe permite controlar seu tempo gasto na plataforma. Então, fique conosco neste post e aprenda como limitar seu tempo de tela no TikTok. É quase impossível conhecer alguém que não saiba sobre o TikTok, um aplicativo líder e sempre ino…