Saiba o que mais gasta a bateria do seu smartphone Android
Se você é daqueles que não consegue chegar ao fim do dia sem acabar com a bateria do celular, então, leia o artigo abaixo para saber o que pode estar por trás desse consumo exagerado.
Não há dúvidas de que os aplicativos, em geral, são os principais vilões. Mas existem algumas funções do próprio smartphone que podem ser limitadas para prolongar a vida da bateria. Confira:
1. A tela do celular – Acreditem ou não, manter a tela do aparelho Android constantemente ativa consome consideravelmente a bateria. Lógico que quanto maior, mais definida e brilhante, mais bateria ela vai consumir. Para esse problema, infelizmente, não existe outra solução além de reduzir um pouco o uso do smartphone.
2. Vídeos e transmissões (streaming) – Os vídeos explicam perfeitamente como a tela consome a bateria do celular: a reprodução de vídeos faz com a tela fique ativa o tempo todo e, quanto melhor a resolução do filme, maior o consumo. Também gasta bateria o streaming feito a partir de plataformas de vídeo como YouTube ou diretamente da nuvem.
3. Jogos – A maioria dos jogos, inclusive os mais simples, usa bastante o processador e, consequentemente, a bateria. Como era de se esperar, as jogatinas que exigem conexão permanente com a rede são as que mais consomem energia.
4. Conexões ativas: redes móveis, wireless, Bluetooth e GPS – Para evitar o desperdício de bateria, desconecte o WiFi, Bluetooth e GPS sempre que não for usá-los. Em relação às redes móveis, a 2G é a que menos consome bateria sendo ideal para enviar mensagens. Se quiser consultar algo na internet ou baixar um arquivo, use as redes 3G ou 4G. Para navegar na internet por várias horas opte pela conexão wireless.
5. Aplicativos com bugs ou defeitos – Fique sempre atento aos aplicativos, especialmente depois das atualizações. Muitas vezes bugs podem causar o consumo exagerado da bateria. Uma boa solução para evitar que os apps, principalmente aqueles que funcionam em segundo plano, acabem com a bateria é baixar ferramentas para gerenciar melhor o seu consumo.
Como viu, não é preciso um milagre para economizar a bateria do Android, apenas ficar mais atento e evitar desperdícios!