Aplicativos demais, tempo de menos – como utilizamos nossos apps?
O mundo dos aplicativos vem mudando e crescendo constantemente desde o surgimento do App Store em 2008 e sem sinal de desaceleração neste ritmo. Com centenas de milhares de aplicativos Android disponíveis atualmente, fica a pergunta: quantos das dezenas de aplicativos instalados em seus Smartphones os usuários realmente utilizam?
Uma recente pesquisa realizada nos Estados Unidos entrevistou diversos usuários para tentar encontrar a resposta para essa pergunta. O resultado descoberto pela Neilsen, uma empresa que oferece uma variedade de informações em pesquisas de mercado usando metodologias próprias, mostrou que chegamos ao nosso limite.
Comparando dados da mesma pesquisa realizada há dois anos, a Neilsen constatou que os usuários atualmente acessam 26 aplicativos por mês, em 2011 o número de aplicativos acessados era 23. Se considerarmos o quanto o mercado cresceu e se desenvolveu nos últimos anos, esse aumento pode não significar muito, mas a diferença em outro dado chamou a atenção: o número de horas usadas manuseando aplicativos cresceu 65%.
Outro ponto interessante observado na pesquisa da Neilsen é que a quantidade de aplicativos e as horas de uso variam conforme a faixa etária dos usuários. O público entre 24-44 anos é quem acessa o maior número de aplicativos, cerca de 30 por mês, enquanto o jovens de 18-24 anos são os que passam mais tempo utilizando os apps , por volta de 37 horas. E nem mesmo os mais maduros ficaram de fora da lista, os usuários acima de 55 anos gastam em média 21 horas por mês navegando em por volta de 22 aplicativos diferentes.
Esses dados mostram que os aplicativos estão cada dia mais acessíveis a todos e abrangem desde aplicativos de música a ferramentas financeiras. Os desenvolvedores parecem mesmo não subestimar nenhum setor desta indústria tão diversificada e recheada de oportunidades.
Fonte: https://www.nielsen.com/us/en/insights/news/2014/smartphones-so-many-apps–so-much-time.html