Cuidado para não baixar aplicativos falsos
Sabia que para oferecer um aplicativo no Google Play basta seguir a política da empresa? O Google não checa individualmente os apps antes de comercializa-los na loja, facilitando assim a ação de desenvolvedores mal intencionados que replicam aplicativos famosos, copiando o nome e o ícone, mas que não têm utilidade alguma.
O usuário, sem saber, acaba baixando o aplicativo falso no aparelho Android e, muitas vezes, pagando por ele. Isso ocorreu há pouco tempo, com o lançamento do BBM, da BlackBerry. Como muitos se lembram, a empresa liberou o aplicativo por meio de uma lista de espera, o que impulsionou a comercialização de apps falsos na loja.
Outro caso recente envolveu o Snapchat. Nesse caso, o aplicativo falso criado por hackers guardava as imagens enviadas pelos usuários sem notifica-los.
Mas o que fazer diante desse problema? A solução, primeiro, é ficar atento e checar o aplicativo antes de baixa-lo, lendo comentários e até mesmo visitando o website do desenvolvedor. Caso se depare com um app falso, a dica é reportar ao Google Play e alertar outros usuários deixando comentários.