Como visualizar, baixar e exportar os dados da sua conta no WhatsApp

Desde que começam a utilizar o WhatsApp, os usuários têm diversos dados coletados pela plataforma. Para aprender a solicitar o relatório que revela quais são essas informações, continue lendo este post.

Quando o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR, na sigla em inglês) entrou em vigor, empresas e organizações se viram obrigadas a obedecer regras estritas que dão ao usuário o direito de saber quais dados pessoais são coletados e como essas informações são utilizadas.

Com isso, o WhatsApp implementou o recurso que permite visualizar, baixar e exportar um relatório com as informações da conta no aplicativo, tais como número de telefone, detalhes relacionados ao dispositivo (nome, modelo e IMEI), nomes de grupos, configurações, entre outras.

O passo a passo abaixo explica como usar a função ‘Solicitar dados da conta’ para descobrir tudo que o WhatsApp sabe sobre você. Neste ponto, é importante mencionar que a cópia das informações da conta não inclui as mensagens enviadas e recebidas. Para salvar esse conteúdo, sugerimos conferir em nosso blog o tutorial que mostra como exportar as conversas do WhatsApp.

Como solicitar o relatório da conta no WhatsApp

  • No menu do canto superior direito do WhatsApp, ir para as Configurações;

imagem 2 de Como visualizar, baixar e exportar os dados da sua conta no WhatsApp

  • Nas próximas telas, tocar em Conta > Solicitar informações da conta > Solicitar relatório.

imagem 3 de Como visualizar, baixar e exportar os dados da sua conta no WhatsApp

  • Em seguida, a confirmação aparecerá na tela com a data estimada para a entrega do relatório.

imagem 4 de Como visualizar, baixar e exportar os dados da sua conta no WhatsApp

Como exportar as informações da conta

Depois que o relatório estiver disponível, poderá ser baixado e exportado, conforme descrito a seguir:

  • Acessar as Configurações > Conta > Solicitar dados da conta > Baixar relatório;
  • Assim que efetuar o download do arquivo ZIP, clicar em Exportar relatório > Exportar para enviar por e-mail ou selecionar outro método entre as opções disponíveis.

O relatório inclui dois arquivos nos formatos HTML e JSON que contêm informações sensíveis. Por esse motivo, o WhatsApp recomenda o compartilhamento apenas com pessoas confiáveis.

Observações

  • Assim que o relatório é disponibilizado, o usuário tem algumas semanas para baixá-lo. Passado o período, o conteúdo é deletado dos servidores do WhatsApp.
  • Os arquivos HTML e JSON não podem ser visualizados através do aplicativo do WhatsApp.
  • O relatório pode ser deletado do dispositivo pelo usuário.
  • A exclusão local do relatório não apaga os dados da conta dos servidores do WhatsApp.
  1. WhatsApp Messenger

    WhatsApp Messenger

    O WhatsApp Messenger é um aplicativo de comunicação completo e gratuito que permite bater papo e enviar vídeos, imagens e notas de áudio aos contatos, inclusive para números internacionais, sem cobranças de tarifas extras.

Melhores aplicativos de controle remoto para seu celular
Melhores aplicativos de controle remoto para seu celular

Conheça os melhores apps para controlar sua televisão a partir do seu telefone celular. A tecnologia não para de nos surpreender e de dialogar cada vez mais umas com as outras. Hoje em dia, não é surpresa controlar os mais diversos aparelhos de casa com o auxílio do seu celul…

Melhores aplicativos de acesso remoto para Android
Melhores aplicativos de acesso remoto para Android

Acesse o seu computador a partir do seu telefone celular com esses aplicativos incríveis. Certamente, você já se imaginou controlando o seu computador a partir do seu telefone celular, o que pode ser extremamente prático e importante quando você está longe do seu desktop, ou …

Como baixar mensagens de voz no Telegram
Como baixar mensagens de voz no Telegram

Aprenda tudo sobre como baixar e salvar as mensagens de voz mais importantes no seu Telegram com o tutorial que preparamoos. O Telegram é um dos mais populares e versáteis aplicativos de mensagens instantâneas da atualidade, com mais de 42 milhões de usuários somente no Brasi…

Como mandar mensagens para múltiplos contatos no WhatsApp
Como mandar mensagens para múltiplos contatos no WhatsApp

Aprenda a mandar uma mesma mensagem para vários amigos do WhatsApp ao mesmo tempo com o tutorial que preparamos. Dispensando apresentações, o WhatsApp é um dos maiores aplicativos de mensagens instantâneas da internet, acumulando mais de dois bilhões de usuários no mundo inte…

Como baixar áudios do Instagram
Como baixar áudios do Instagram

Venha conosco e descubra a maneira mais fácil de baixar seus áudios favoritos do Insta. Sabemos que o Instagram é uma das maiores plataformas de redes sociais da web, sendo um fenômeno de referência em multimídia, com um público que já passa dos milhões diariamente e com poss…