Dicas e truques úteis na hora de enviar mensagens de voz no WhatsApp

Entre as funções mais populares do WhatsApp, as notas de áudio são uma alternativa rápida para enviar mensagens aos contatos. Neste tutorial, reunimos 10 conselhos capazes de otimizar o uso desse recurso.

É importante saber quando usar a função

Pode ser prático para quem envia, mas nem sempre as mensagens de voz são a melhor opção para quem recebe. O ideal é considerar que, em locais como o trabalho ou sala de aula, pode levar algum tempo até que o conteúdo seja reproduzido pelo destinatário.

Se quiser privacidade, encostar o aparelho no ouvido

Na falta do fone de ouvido, as mensagens de voz recebidas em público podem ser reproduzidas através do emissor de som do celular – o mesmo canal utilizado para ouvir os sons das chamadas. Para isso, o usuário precisa apenas aproximar o smartphone do ouvido.

Para falar tranquilamente, bloquear o botão de gravação

Caso queira manter as mãos livres enquanto grava a mensagem, basta apenas clicar no ícone do microfone e deslizar para cima até que o cadeado apareça. Quando terminar, é só pressionar o botão com a seta para compartilhar a nota de voz.

imagem 2 de Dicas e truques úteis na hora de enviar mensagens de voz no WhatsApp

Pode ser uma boa ideia ouvir os áudios antes de enviá-los

Os usuários do WhatsApp contam com a possibilidade de escutar o áudio gravado antes do envio: assim que finalizar a gravação, sair do aplicativo e entrar novamente. A mensagem aparecerá como pendente e será possível revisar, enviar ou descartar o conteúdo.

É bom ter cuidado ao gravar áudios em lugares movimentados

Esta dica está relacionada à segurança: alguns usuários têm o hábito de gravar mensagens segurando o aparelho com as pontas dos dedos, mesmo em locais públicos. Isso pode não ser uma boa ideia, pois facilita o furto do celular.

imagem 3 de Dicas e truques úteis na hora de enviar mensagens de voz no WhatsApp

Recebeu uma mensagem que parece urgente e não dá para ouvir de imediato? Converta o áudio em texto

Quando uma mensagem de voz não pode ser reproduzida por algum motivo, a solução pode estar na conversão do áudio em texto. Aplicativos como o Transcriber para o WhatsApp nem sempre fornecem resultados perfeitos, mas quebram o galho quando não é possível reproduzir a nota de áudio.

Para ganhar tempo, acelere a reprodução dos áudios

Para não levar minutos ouvindo mensagens de contatos que enviam áudios muito longos, vale utilizar aplicativos como o ‘TalkFaster!’ para acelerar a reprodução.

imagem 4 de Dicas e truques úteis na hora de enviar mensagens de voz no WhatsApp

Modificar a voz com efeitos pode ser divertido

Se a intenção é brincar com os contatos mais próximos, os aplicativos com efeitos de voz são uma boa pedida para gravar áudios inusitados com voz de monstro, zumbi ou esquilo, por exemplo.

Existem formas de ouvir áudio sem marcar com o sinal de visto

Para escutar uma mensagem de voz no modo anônimo, a dica é colocar o celular no modo avião antes de reproduzir a mensagem. Outra possibilidade é criar um grupo com outro contato, remover essa pessoa e encaminhar o áudio para ouvi-lo no grupo, sem chamar a atenção do remetente.

Se a memória estiver cheia, considere apagar todos os áudios do WhatsApp

Com a ajuda de um gerenciador de arquivos, dá para descartar os áudios que já foram ouvidos para liberar espaço na memória do dispositivo.

Curtiu as dicas ou conhece outros truques relacionados às notas de voz? Fique à vontade para compartilhar nos comentários.

  1. WhatsApp Messenger

    WhatsApp Messenger

    O WhatsApp é um aplicativo de comunicação completo e gratuito que permite bater papo e enviar vídeos, imagens e notas de áudio aos contatos, inclusive para números internacionais, sem cobranças de tarifas extras.

Melhores aplicativos de acesso remoto para Android
Melhores aplicativos de acesso remoto para Android

Acesse o seu computador a partir do seu telefone celular com esses aplicativos incríveis. Certamente, você já se imaginou controlando o seu computador a partir do seu telefone celular, o que pode ser extremamente prático e importante quando você está longe do seu desktop, ou …

Como baixar mensagens de voz no Telegram
Como baixar mensagens de voz no Telegram

Aprenda tudo sobre como baixar e salvar as mensagens de voz mais importantes no seu Telegram com o tutorial que preparamoos. O Telegram é um dos mais populares e versáteis aplicativos de mensagens instantâneas da atualidade, com mais de 42 milhões de usuários somente no Brasi…

Como mandar mensagens para múltiplos contatos no WhatsApp
Como mandar mensagens para múltiplos contatos no WhatsApp

Aprenda a mandar uma mesma mensagem para vários amigos do WhatsApp ao mesmo tempo com o tutorial que preparamos. Dispensando apresentações, o WhatsApp é um dos maiores aplicativos de mensagens instantâneas da internet, acumulando mais de dois bilhões de usuários no mundo inte…

Como baixar áudios do Instagram
Como baixar áudios do Instagram

Venha conosco e descubra a maneira mais fácil de baixar seus áudios favoritos do Insta. Sabemos que o Instagram é uma das maiores plataformas de redes sociais da web, sendo um fenômeno de referência em multimídia, com um público que já passa dos milhões diariamente e com poss…

Descubra como usar o TikTok Shop
Descubra como usar o TikTok Shop

Sempre de olho nas tendências, o TikTok lançou sua própria plataforma de e-commerce e, neste artigo, mostraremos tudo que se sabe a respeito dessa nova função. O TikTok vem sempre buscando inovações para seus usuários. A plataforma pode ser vista como uma janela mágica para u…