Como abrir ou reproduzir qualquer tipo de arquivo no Android

abrir arquivos

Ao adquirir ou formatar um dispositivo, é possível perceber que nem todos os tipos de arquivos podem ser executados pelos apps nativos do Android. Felizmente, são inúmeras as opções disponíveis para suprir essa falta e este post reúne alternativas cuidadosamente selecionadas para ajudar você na escolha das ferramentas mais adequadas às suas necessidades.

Aplicativos sob medida para diferentes tarefas

Visualizar, editar e converter imagens

Recebeu uma foto, flyer ou outra imagem em um formato que não abre de jeito nenhum? O Adobe Photoshop Express é uma boa opção para abrir, editar e até mesmo converter fotos.

Ler e-books

O leitor Moon+ Reader consegue abrir arquivos em PDF e outros formatos cada vez mais populares, tais como EPUB, CBZ, MOBI, RAR, TXT, FB2, OPDS, CHM, CBR, entre outros.

Reproduzir vídeos

Cansou da mensagem de formato não suportado exibida quando precisa asssitir a vídeos enviados por amigos? Então, não deixe de conferir os recursos do VLC para Android.

Reproduzir diferentes formatos de áudio

Talvez o player do Android seja suficiente para curtir álbuns em MP3, mas existem outros formatos que não são suportados pelo app nativo. Caso esteja em busca de uma solução para reproduzir diferentes tipos de áudio, não deixe de conferir o Shuttle Music Player.

Abrir e editar documentos do Office

Ideal para visualizar arquivos do Microsoft Office, LibreOffice e OpenOffice ou editá-los em movimento, o utilitário AndrOpen Office também suporta documentos em PDF.

Abrir, descompactar e extrair arquivos no Android

Arquivos comprimidos podem ser acessados através de ferramentas gratuitas e de boa qualidade, tais como o app RAR.

E então, já utiliza os aplicativos citados ou tem outras sugestões? Compartilhe suas próprias dicas com a nossa comunidade nos comentários!

  1. Adobe Photoshop Express

    Adobe Photoshop Express

    O editor da Adobe fornece desde recursos básicos como cortar, corrigir olhos vermelhos, até personalizações e inserção de marca d’água. Suporta diferentes formatos, tais como JPG, PNG, ARW, CR2, DCR, MRW, MOS, RWL, entre outros.

  2. Moon+ Reader

    Moon+ Reader

    Com suporte para arquivos EPUB, PDF, DJVU, AZW3, MOBI, FB2, PRC, CHM, CBZ, CBR, UMD, DOCX, ODT, RTF, TXT, HTML, WEBP, RAR, ZIP e OPD, este leitor com interface e funções personalizáveis inclui mais de 10 temas, modos dia e noite, ajuste de luminosidade, efeito de transição de página e muito mais.

  3. VLC for Android

    VLC for Android

    Player gratuito e de código aberto, a versão do VLC para Android reproduz arquivos de vídeo e áudio, inclui equalizadores e filtros, sendo compatível com todos os formatos de vídeo e legendas, entre outros recursos interessantes.

  4. Shuttle Music Player

    Shuttle Music Player

    Leve e de fácil manuseio, este player de áudio permite reproduzir músicas sem interrupções, fornece suporte para letrastemporizador, widgets personalizáveis e equalizador de 6 bandas.

  5. AndrOpen Office

    AndrOpen Office

    Permite visualizar, criar, editar e exportar documentos. O AndrOpen Office é compatível com formatos do pacote Office (Microsoft e OpenOffice), Adobe Photoshop (PSD), arquivos SVG, TIFF, DIF, SLK, PBM, PGM, PPM, JPG, GIF, PNg, BMP, SWF, entre outros formatos.

  6. RAR

    RAR

    Alternativa gratuita, simples e funcional para descompactar arquivos RAR, ZIP, TAR, GZ, BZ2, XZ, 7z, ISO, ARJ no Android.

Como transferir as imagens do Google Fotos para o iCloud
Como transferir as imagens do Google Fotos para o iCloud

Para você que mantém suas imagens no Google Fotos e quer transferi-las para o iCloud e não sabe como, criamos um tutorial explicando como executar essa tarefa. É muito comum usuários de um sistema operacional despertarem o interesse em migrar para outra plataforma ou até mesm…

Como Baixar Vídeos do Telegram no Android
Como Baixar Vídeos do Telegram no Android

Para você que costuma receber diversos vídeos no Telegram e ainda não sabe como baixá-los, continue nesse artigo e confira o tutorial que preparamos. Quem utiliza com frequência aplicativos de mensagens instantâneas sabe que estes apps já não são apenas plataformas de bate-pa…

Como salvar o áudio do WhatsApp no ​​Android
Como salvar o áudio do WhatsApp no ​​Android

Quer saber como baixar o áudio do WhatsApp no Android? Fique neste artigo e confira nosso tutorial. Muitas vezes precisamos guardar um áudio importante que recebemos no WhatsApp, mas deixamos apenas nos arquivos do aplicativo por não saber como baixá-los para o smartphone. Qu…

Como salvar fotos do WhatsApp na galeria do Android
Como salvar fotos do WhatsApp na galeria do Android

Recebeu aquela foto bacana no WhatsApp e ainda não sabe como guardar na galeria do Android? Fique tranquilo! Neste artigo mostraremos como realizar esta tarefa. O WhatsApp se tornou a forma mais popular de enviar vídeos e fotos para nossos contatos, mas, o que muitos não sabe…

Como enviar fotos como documentos no WhatsApp
Como enviar fotos como documentos no WhatsApp

Você quer enviar uma foto ou vídeo pelo WhatsApp, mas está receio de perder a qualidade? Saiba que tem como enviar imagens como documento mantendo a qualidade do arquivo. Descubra como neste post! Você sabia que o WhatsApp chega a comprimir alguns elementos, como imagens e ví…