Dicas e truques úteis para usuários do Google Maps

maps1

O Google Maps, sem dúvidas, revolucionou a forma como viajamos. Hoje, é quase impossível imaginar nossa vida sem esse incrível navegador! Se quiser aproveitar ainda mais as vantagens oferecidas pelo Maps, confira as dicas e truques a seguir!

Encontre locais populares na cidade!

Ao visualizar o Maps, você vai identificar áreas em bege e laranja. A finalidade é destacar as regiões mais populares da cidade ou com a maior concentração de pessoas. Portanto se quiser saber onde estão localizados os bares, restaurantes e lojas mais populares, basta checar essas áreas.

Transforme-se num guia local

maps2

O Maps exibe fotos, comentários e informações (endereço, horário de funcionamento) sobre diversos estabelecimentos. O conteúdo, no entanto, não é alimentado pelas lojas ou restaurantes, mas por voluntários. Por isso, se estiver interessado, você pode ajudar participar do programa de Guia Local do Google e, ainda, faturar algumas recompensas.

Explore a linha do tempo

Se estiver usando um serviço de localização via GPS, o Maps vai registrar todo seu trajeto, inclusive detalhando-o com fotos e informando se o percurso foi realizado a pé, de carro ou transporte público! Para checar a função, basta acessar a opção “explore your timeline” (ou linha cronológica).

Crie, partilhe e importe listas de locais interessantes

Essa função do Google Maps permite que você crie uma lista com locais interessantes: acesse “my places”, “saved” e “new”. Depois, marque no mapa os pontos turísticos ou interessantes para adicioná-los à lista. Quando finalizar, basta enviar o link para os amigos.

Selecione seu modo de transporte

O Maps permite selecionar o modo de transporte, conferir o trajeto e o tempo de viagem. Para isso, basta clicar nos ícones indicados logo abaixo da caixa de busca. Por exemplo, se quiser fazer o trajeto de carro, você só precisa tocar no ícone do veículo e, ainda, se quer ou não evitar pedágios. Se escolher um transporte público, é possível checar os horários dos ônibus, metrôs e trens.

Economize dados com o modo “somente Wi-Fi”

Uma boa opção para economizar dados é ativar no Google Maps o modo “somente Wi-Fi”, no caso, o usuário vai se orientar com a ajuda de mapas offline, previamente baixados no smartphone.

Mapas offline

Viajando para exterior ou qualquer outro lugar que não oferece sinal? A dica é baixar no Android mapas que podem ser consultados offline. Clique no ícone do menu (três linhas horizontais),  selecione “offline areas” e toque na sinal + para salvar o mapa.

Partilhe sua localização

O Google Maps também permite ao usuário partilhar a localização com amigos e familiares. Clique em “menu”, “share location” e, em seguida, defina por quanto tempo quer partilhar a informação. O próximo passo é selecionar os contatos com quem quer compartilhar a localização.

Partilhe pontos interessantes e direções

Para partilhar um ponto de interesse no mapa, você deve clicar no ícone do menu e, depois, em “share” para permitir ao Maps enviar a informação via Bluetooth, e-mail ou Drive. Se quiser partilhar direções, selecione o modo de transporte, abra o menu indicado no canto superior direito e toque na opção “share directions”.

Salve endereços importantes

Economize tempo ao salvar os principais endereços no Maps: abra o menu, selecione “my places” e depois clique em “home” ou “work” para armazenar os endereços.

Destaque locais importantes ou interessantes com adesivos

Para fazer sua casa ou o escritório onde trabalha ganhar destaque no mapa, basta marca-lo com um adesivo. O processo é simples, abra o menu, clique em “my places”, selecione “home” ou “escritório” e, em seguida, clique no menu localizado no canto superior direito para ter acesso aos adesivos.

Ative o Street View

A função “street view” não desapareceu do Maps, para ativá-la basta buscar um local. Logo acima da barra que exibe o nome do local e a sua classificação, você vai visualizar um pequeno retângulo com uma seta circular, clique para carregar o “street view”.

Use e abuse dos gestos

Para navegar no Maps, você pode usar desde o acelerômetro até os gestos mais comuns como tocar, deslizar o dedo na tela e fazer o movimento de pinça para aproximar uma imagem!  Para girar o mapa, por exemplo, toque a interface com dois dedos e faça um movimento circular.

Evite o congestionamento

É possível conferir em tempo real a condição do tráfego na cidade: as cores destacadas no trajeto selecionado deixam bem claro que verde significa que o tráfego está normal, amarelo que está lento e vermelho, que deve ser evitado! Para acessar a função, clique no menu e selecione “traffic”.

Adicione desvios ao trajeto

Você pode adicionar desvios ao trajeto enquanto estiver usando o navegador. Basta clicar no ícone da lupa para conferir sugestões de postos de gasolina, supermercados, restaurantes, etc.

Use o comando de voz

Para ativar o recurso de voz no Maps, toque no ícone do microfone. A partir dai, é possível interagir com o navegador e, se necessário, silenciar o som da guia.

Exclua o histórico de localização

Por questões de privacidade, você pode excluir o histórico de localização do Maps: acesse o menu principal, selecione “location”, “Google location history” e clique em “delete location history”.

Curtiu as dicas? Se quiser partilhar conosco outros truques deixe um comentário!

  1. Maps

    Maps

    O navegador do Google é intuitivo, útil e repleto de recursos interessantes! App Grátis.

Detectores de radar para evitar multas de excesso de velocidade
Detectores de radar para evitar multas de excesso de velocidade

Descubra onde estão os radares pela sua região e evite o risco de multas de trânsito. Hoje em dia, definitivamente, temos aplicativos que melhoram nossas vidas das mais variadas formas e dentro das mais diversas camadas. Já vai longe o tempo em que apps para smartphones servi…

Cinco melhores aplicativos de trânsito para dispositivos Android
Cinco melhores aplicativos de trânsito para dispositivos Android

Se você pega o carro todos os dias para ir trabalhar, confira alguns aplicativos que vão ajudá-lo a evitar engarrafamentos! Nada mais irritante que ficar horas preso num congestionamento! Por isso, decidimos elaborar uma lista com os melhores aplicativos de trânsito para Andr…

Dicas e truques úteis para usuários do Google Maps
Dicas e truques úteis para usuários do Google Maps

O Google Maps, sem dúvidas, revolucionou a forma como viajamos. Hoje, é quase impossível imaginar nossa vida sem esse incrível navegador! Se quiser aproveitar ainda mais as vantagens oferecidas pelo Maps, confira as dicas e truques a seguir! Encontre locais populares na cidad…

Melhores apps de navegação GPS offline para Android
Melhores apps de navegação GPS offline para Android

Incremente seu smartphone Android com um dos navegadores GPS abaixo para checar mapas e endereços mesmo sem conexão! Ao invés de comprar um aparelho de GPS para o carro, use seu dispositivo móvel como navegador. Para isso, basta selecionar um dos cinco melhores apps navegação…