O que é “rooting” e como fazer “root” no Android

O que é “rooting” e como fazer “root” no Android

Você já deve ter escutado diversas vezes a expressão “fazer root” ou “rootear” o Android. Mas o que isso realmente significa?

Rooting nada mais é que dar ao usuário acesso irrestrito ao sistema operacional Android, permitindo a ele personalizar o dispositivo da forma como quiser e, ainda, instalar aplicativos “proibidos” pelo Google.

Vale a pena “rootear” o Android?

A possibilidade de ganhar direitos de “superusuário” é tentadora, mas é importante ressaltar que o usuário corre alguns riscos, por exemplo, perder a garantia do smartphone e prejudicar o sistema de segurança do celular, tornando-o mais vulnerável a malwares e vírus.

Por outro lado, caso o usuário  seja cuidadoso, o “rooting” pode oferecer mais benefícios que malefícios. Além de poder personalizar o Android como bem entender, o usuário pode instalar qualquer aplicativo, aceitar ou negar manualmente permissões dos apps, bloquear completamente os anúncios, usar o aparelho como um Wi-Fi Hotspot e muito mais.

Agora que você avaliou os prós e os contras, chegou a hora de “rootear” seu Android. Para isso, basta checar o tutorial seguinte.

Etapa 1: Prepare o Android para o “rooting”

rooting-e-como-fazer-root-n-Android

  • Faça backup de tudo o que é importante.
  • Confira se a bateria do smartphone está totalmente carregada.
  • Ative o USB Debugging e também o OEM Unlocking. Para isso, siga os seguintes passos: clique em “About Phone“ e, em seguida, toque em “Build Number” sete vezes até aparecer a opção “Developer Options” aparecer em “Settings”. Em seguida, toque na tecla “Back” para acessar “Developer Options” e, posteriormente, capacitar o USB Debugging e o OEM Unlocking.

Etapa 2: Desbloqueie o carregador de boot

O carregador de boot funciona como uma garantia de restauração do dispositivo móvel. Para desbloqueá-lo, o usuário precisa checar online o procedimento indicado pelo fabricante do smartphone que será “rooteado”.

Etapa 3: Selecione um programa para fazer “root”

kingoroot

Existem vários programas que podem ser usados para “rootear” o Android. No caso, selecionamos Kingo Root que pode ser usado no Windows ou diretamente no dispositivo Android.

O primeiro passo é checar aqui se o seu aparelho é compatível com o Kingo. Depois, basta baixar o programa no seu Windows (Kingo Android Root for Windows) ou dispositivo móvel (Kingo Android Root APK).

Se selecionou o método através do Windows, certifique-se de ativar o USB Debugging.

O passo seguinte é rodar o programa no PC e, em seguida, conectar o Android ao computador via USB.

O programa, que deve detectar automaticamente o dispositivo Android, vai perguntar se você quer “rootear” o aparelho. Selecione “root” e seja paciente, porque o processo deve demorar um pouco. Se o “rooting”for um sucesso, você visualizará uma mensagem com os dizeres “Root Successfully”.

Achou moleza? Se usar outro programa para o “rooting” não esqueça de partilhar a informação conosco!

Como limpar as sugestões de pesquisas do Instagram
Como limpar as sugestões de pesquisas do Instagram

Elimine o histórico recente de buscas do seu Instagram com apenas alguns toques, seguindo o tutorial que preparamos. Criado como uma rede social para compartilhamento de fotos com filtros criativos, nostálgicos e envolventes, o Instagram evoluiu a ponto de ser uma das maiores…

Como saber se alguém te stalkeia no Instagram
Como saber se alguém te stalkeia no Instagram

Para aqueles que querem saber quem anda vigiando seus passos no Insta, confira neste artigo o que pode ser feito para obter essas informações. O Instagram é uma plataforma de mídia social que chegou e mudou completamente a maneira como compartilhamos momentos e nos conectamos…

Como baixar mensagens de voz no Telegram
Como baixar mensagens de voz no Telegram

Aprenda tudo sobre como baixar e salvar as mensagens de voz mais importantes no seu Telegram com o tutorial que preparamoos. O Telegram é um dos mais populares e versáteis aplicativos de mensagens instantâneas da atualidade, com mais de 42 milhões de usuários somente no Brasi…

Como adicionar botões de ação no seu Instagram
Como adicionar botões de ação no seu Instagram

Torne seu Instagram uma página mais completa utilizando botões de ação fáceis e práticos de usar. Criado como uma rede voltada ao compartilhamento de fotos e momentos marcantes da vida, o Instagram não para de evoluir e se atualizar de acordo com as demandas e tendências que …

Como mandar mensagens para múltiplos contatos no WhatsApp
Como mandar mensagens para múltiplos contatos no WhatsApp

Aprenda a mandar uma mesma mensagem para vários amigos do WhatsApp ao mesmo tempo com o tutorial que preparamos. Dispensando apresentações, o WhatsApp é um dos maiores aplicativos de mensagens instantâneas da internet, acumulando mais de dois bilhões de usuários no mundo inte…